quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ser feliz não é tão difícil quanto se imagina.

Li algo nesse sentido recentemente, e meu pensamento instantâneo (para minha total surpresa): realmente, não é tão difícil.

A felicidade está na simplicidade, nos momentos e nos sentimentos bons. Está em ver o lado positivo. É estar com quem nos faz bem, e valorizar isso. É saber se perdoar. É saber rir de si mesmo.

Para alguns, isso é óbvio, natural. Para outros, uma balela de livros de autoajuda. E ainda há os que consideram a felicidade supervalorizada, mais uma invenção literária, que nem os poetas alcançavam.

Bem, eu era uma dessas pessoas que quando lia que a felicidade era simples, ria. Não pelo estado de felicidade em si, mas por considerar isso uma piada, e de muito mau gosto! Analisava minha vida sob uma ótica dura e racional, e me criticava, cada vez que resolvia listar os erros e acertos. E assim era impossível ser feliz, já que a minha lista de equívocos era (e continua sendo) enorme.

E hoje, mesmo errando de formas nem tão desculpáveis assim, considero-me feliz. Minha vida, pragmaticamente, mudou pouco. Há, sim, uma possibilidade de melhoria que antes não existia. Mas só isso. Um talvez. E me sinto feliz! Não todo dia, nem o dia todo.

Não entrei em nenhuma seita ou culto, não estou tomando nenhum antidepressivo miraculoso, e nem encontrei o amor da minha vida (ainda). Também não estou conformada, quero o muito mais em mim. O que está acontecendo é uma mudança no pensamento, resultado de um treino constante e insistente em modificar a maneira de analisar os acontecimentos do dia-a-dia.

Ainda sou uma bagunça, ansiosa e estressada, não se enganem! Porém, uma bagunça alegre. Estou orgulhosa de mim, independente dos resultados concretos.


Andreia escreve esporadicamente e recentemente descobriu que a felicidade é, sim, um estado interior, algo muito pessoal e real.

4 comentários:

Paula Amaral disse...

Faço aniversário amanhã, 30 anos e fui em busca de algum site ou blog que expressasse esse sentimento estranho de fazer 30 anos... e achei esse blog maravilhoso!!! Parabéns pelo blog, sempre com textos muito bem escritos e atuais. Bjs para as amigas balzacas... rsrs.
Paula

Meire Palmieri disse...

Meninas.. entro aqui todos os dias para recarregar as energias!! pls continuem hein!! parabens e ideia de varias mulheres escreverem é completa!!

andreia disse...

Paula, Meire,

Que bom que gostaram do espaço!
Retornem sempre!

bjs

Anete disse...

Muito bom saber que algumas coisas nao passam apenas pela minha cabeça...
Muito bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...