quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Essa tal amizade...


Vira e mexe o tema “amizade” aparece aqui no blog. “Amigo” é uma palavra tão comum em nosso cotidiano pautado em redes sociais: todos são amigos, todos querem ser amigos, todos gostam de compartilhar uma imagem pessoal amigável e frases de impacto sobre o tema, mas poucos entendem o significado de uma amizade, ou são, de fato, amigos.

Um fato: ninguém é obrigado a ser amigo de alguém. Nós nos aproximamos de determinadas pessoas por, em algum momento ou circunstância, identificarmos pensamentos em comum, e julgarmos que aquele outro ser teria algo a acrescentar em nossas vidas. Outro fato: o que enxergamos, muitas vezes, é uma ilusão bem construída.

Atualmente estou numa fase sociável. E amigos, quando se está disposta a sair e se divertir, aparecem aos montes. Mas a imensa maioria dessas pessoas não é, de fato, amiga. Eu sei disso, você que me lê provavelmente sabe disso, mas na prática, muitas vezes nos esquecemos e acabamos dando crédito e espaço demais a pessoas que não merecem tal título.

Tenho amizades verdadeiras, reais e virtuais (amizade é amizade), que me acompanham há anos. Então, acho que estou ligeiramente qualificada a dar alguns pitacos sobre isso:

Amizade não é um relacionamento tranquilo em que todos concordam sobre tudo, isso é falsidade.

Uma relação de amizade não é constante: existem altos e baixos, brigas, discussões e afastamentos, físicos ou emocionais. O que é constante é o carinho e o respeito pelo direito do outro a pensar e a ser diferente de você.

Amizade não é feita apenas de palavras de carinho, amizade também é exposição de verdades inconvenientes. Um amigo dirá palavras duras, mas respeitará seus sentimentos. Aquele que despeja “verdades” na cara, sem se importar com a sua reação, não é seu amigo, é um idiota que se acha dono da razão.

Amigo está presente em horas ruins, e escutará seus lamentos, e o avisará quando esses lamentos forem excessivos. Uma pessoa que escuta seus desabafos para depois o ridicularizar, ou o expor, ou para se sentir superior (?), não sei exatamente o que seria ou qual seria sua motivação, mas definitivamente não é um amigo.

Amigo não desaparece. Um amigo pode não mais estar presente em seu cotidiano, mas quando houver necessidade da sua presença, buscará uma forma de se fazer presente. Pessoas que "somem" em momentos difíceis são covardes.

Um amigo respeita seus sentimentos e seus outros relacionamentos. Pode discordar, ou até mesmo não gostar destas outras pessoas em sua vida, mas as respeita, ou melhor, respeita seu sentimento em relação a elas, e não irá interferir (a menos que seja algo nocivo). Pode, também, gostar até demais de alguma outra pessoa em sua vida, mas não irá tentar concretizar o desejo, pelo menos não o fará sem antes conversar com você e conferir o que você pensa e o que você ainda sente.

Amigo magoa, sim! Amigo erra, amigo decepciona, mas amigo também pede desculpas, amigo volta. Importante: amigo nunca deseja seu mal, ou magoa intencionalmente.

E, claro, amigo também é muita diversão, risadas e "indiadas". É aquele que participa dos momentos engraçados que constroem os melhores contos da nossa história pessoal.






Andreia poderia continuar esta lista por mais muitos parágrafos, mas o texto seria longo demais, e repetitivo. Encerra, com a felicidade de poder dizer que tem poucos e bons amigos, mesmo que alguns estejam afastados (de diversas formas). E com a infelicidade de constatar que, vez ou outra, ainda erra feio na escolha das “amizades”...

4 comentários:

Nana disse...

O segundo post que leio hoje sobre amizade...que legal! fazia tempo que não passava aqui; já estava com saudades.... boas festas e que Deus te abencoe. beijo e fica com Deus.

andreia disse...

Que bom que nos visitou!
:)
Seja bem-vinda, sempre!

Feliz Natal e um 2013 repleto de amigos sinceros e verdadeiros.


Uma amizade é algo muito valioso, e, com o passar do tempo, percebemos mais e mais isso...

;)





Inaie disse...

Amigo é aquele que aquece o seu coração quando a coisa fica preta. E é aquele com quem você pode se descabelar de gritar, sabendo que tudo vai ficar bem depois...

Ok. Algumas pessoas vão discordar da parte do grito. kkk

Feliz Natal.

Tania disse...

Andreia,

Concordo com tudo em seu texto, e, como também escrevi, tenho passado por esses momentos de análise sobre amizade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...