sexta-feira, 26 de abril de 2013

Providências para o outono



-passar a noite no telhado examinando o céu;

-arrumar as gavetas e armário;

-convidar alguém para tomar chá;

-sair do emprego;

-perder o equilíbrio;

-tomar sol com as tartarugas;

-atualizar as vacinas;

-correr para pegar o ônibus;

-amarelo, azul, o vento, astronomia, pôquer, carpintaria, os jardins;

-sair para comprar couve;

-tomar coragem;

-convidar aquele gatinho pra jantar.



Mariana anda doida que só ela. Pensamentos desconexos, listas fragmentadas.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Curriculum



Estou em débito com vocês, pois há meses não escrevo nenhuma linha. Há um tempo comentei que iria tentar uma prova de mestrado e agora estou na reta final para os preparativos dela. Por isso, estou empenhando todo meu tempo livre nela. Meu nome anda sendo “estudos” e o meu apelido “projeto” no momento.

Eu costumo achar que, como uma boa virginiana, sou uma pessoa organizada (pelo menos no trabalho). Durante esse processo seletivo e arrumação do meu currículo descobri que isso não basta. Apesar de ter todos os meus certificados da graduação por ordem cronológica isso não basta, pois o meu currículo lattes pede por tema (ou algo do tipo).

O lattes é uma plataforma dentro do CNPq onde qualquer pessoa pode cadastrar seu currículo, é grátis e geralmente é utilizado por pesquisadores para que todos tenham acesso a informações sobre sua formação acadêmica, é muito utilizado em todas as faculdades, instituições públicas e etc.

O problema é que não consigo entendê-lo! Já fiquei horas na frente dele tentando entender como ele funciona, mas pra mim está sendo muito difícil. Acho que a minha lógica não é compatível com a dele.

No final das contas eu apaguei quase tudo que tinha nele e estou reescrevendo para ver se acerto dessa vez. Caso não dê certo tento de novo, afinal sou brasileira e não desisto nunca!


Samira continua lutando com o currículo e segue em direção a um sonho.


Me ralei?

Sair do país de origem é se desprender, aprender e expandir os horizontes. É se libertar e descobrir. Respeitar e amar o diferente.
Retornar é reviver, re-amar, reaprender, re-descobrir e reencontrar. E, enfim, realizar que o coração e o corpo nunca mais estarão no mesmo lugar. Um pedaço aqui e outro lá.
A equação é indiferente do lugar onde se está.
Me ralei!




Lil é balzaca com o coração pelo mundo.

sábado, 20 de abril de 2013

Histórias Íntimas: Um livro para ler sem preconceitos


Sei que este ano tenho escrito muito sobre livros, mas é que tenho voltado minha atenção para a leitura. A questão é que fiquei, por vários motivos comuns a todos, como falta de tempo, correria, muito trabalho, tarefas caseiras, etc., longe dos livros. No ano passado li pouquíssimos livros, e, quando tinha um tempo livre, ia para a frente da televisão, descansar. Não costumo ir para o computador, como quase todos atualmente, porque não me chama a atenção essa vida virtual, com amigos virtuais, com encontros virtuais. Mas já faz parte da cultura geral. No entanto, o fato de ler pouco no ano passado me incomodou muito. Eu gosto de ler, e sinto falta. E sinto que estou emburrescendo quando fico muito tempo sem a companhia de um livro. 

Então, na campanha para diminuir minha emburrescência, resolvi ler mais este ano. Não sei quanto tempo vou conseguir resgatar e manter o hábito da leitura, mas estou tentando! E, continuando minhas sugestões de leitura, para ver se mais alguém entra nessa onda e me ajuda nessa empreitada, dessa vez vou indicar Mary Del Priore, e seu livro “Histórias Íntimas”. 

Trata-se de um estudo da sexualidade na sociedade brasileira, desde o período colonial até os dias de hoje. E não pensem que é um tratado histórico sobre sexo, com escrita difícil, somente para o meio acadêmico. Essa autora é historiadora sim, mas escreve com uma linguagem simples, nada rebuscada, bastante inteligível, e de uma forma que prende o leitor. Não é uma história cheia de fatos e de datas, mas uma história do cotidiano, dos hábitos e costumes da sociedade brasileira em relação à sexualidade, aos relacionamentos amorosos, à conduta sexual dos brasileiros, e como tudo isso vai mudando ao longo do tempo. 

No decorrer da leitura, percebe-se como os objetos de desejo vão mudando, como o conceito de sensualidade se altera, como a mulher vai conquistando o domínio sobre o próprio corpo e seu prazer. Pode-se perceber as alterações nas condutas e orientações sexuais em cada período da história do Brasil, e como a sociedade reagiu e se adaptou a questões como intimidade, casamento, prostituição, masturbação, homossexualidade, liberação sexual, emancipação feminina, aborto, anticoncepcional, preservativo, revistas eróticas, filmes pornográficos, AIDS, etc. 

Enfim, trata-se de um livro bem escrito, de leitura agradável, com um tema sério, que não tem nada a ver com os falsos romances erotizados que têm sido publicados nos últimos tempos. Vale a leitura para conhecimento, aprendizado, e pelo gosto de ler um texto tão bem escrito, preocupado com o conteúdo para o leitor.




Mini-resumo: Tania resolveu retomar seu hábito de ler, e, apesar de algum contratempo, em tons de rosa, tem encontrado bons livros, que valem ser indicados para quem gosta de ler.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Aprender



Depois de emendar várias atividades e viagens de trabalho, e uma visita super especial que acompanhou um pouquinho da vida louca, consegui respirar um pouco e escrever aqui. Sinto falta de escrever e gosto de pensar que talvez alguém sinta falta de ler! =) 

Estou fazendo uma atividade bem diferente da minha rotina do último ano: cursando uma disciplina de pós-graduação. Poxa, mas tu não paras de estudar? Não, jamais. 

Aprender é meio como beber água salgada: quanto mais se bebe, mais sede se tem. E, além disso, quanto mais se sabe, mas se vê o quanto há para aprender. 

É meio viciante. E é super estimulante. 


Renata deseja que todos aprendam muito!


domingo, 7 de abril de 2013

H​istórias de professor - parte II


E dia desses aconteceu uma coisa na escola que me fez "rachar o bico" de tanto rir.

​Tenho um aluno que tem um gosto musical bastante refinado. Ouve bossa nova e mpb e sabe cantarolar músicas do Caetano, Chico, Jobim, Toquinho, Gal etc.

É um deleite o bom gosto desse menino!

Ocorre que, além de ter um excelente gosto musical, esse menino é, também, uma gracinha!

E, como era de se esperar, as meninas ficam loucas! ;)

Eis que uma delas, na tentativa de se aproximar, decide puxar assunto justamente sobre as músicas que​ ​o garoto ouvia.

(E isso em plena aula, é claro!)

Lá pelas tantas, após o garoto soltar o verbo sobre seu tipo de música preferido, a menina larga essa:

"Bah! Sabe que eu também adoooooro ouvir Caetano Veloso e Chico Xavier?"

Hehehehehehehehehehe!

Vocês não podem imaginar a expressão de descrença e horror que imediatamente "se instalou" na cara do menino...

E, é claro, vocês também não podem imaginar a professora rindo descontroladamente no meio da aula depois da pérola que a aluninha disse...

hehehehehe

Déia escreve aos domingos e às vezes pensa que ainda vai morrer de rir com seus alunos...

terça-feira, 2 de abril de 2013

101 em 1001 – atualizações


Eu, viciada em listas, esses tempos encarei uma como um desafio: listar 101 coisas para fazer em 1001 dias (veja mais aqui http://drepente30.blogspot.com.br/2013/01/101-em-1001.html).
Confesso que planejar as atividades, organizar e reorganizar a lista foi muito divertido. E que depois de ter ficado pronta, voltei poucas vezes a ela. Calma, você tem 1001 dias! Verdade. Mas muitos já se passaram, e se eu deixar tudo para o final, tendência forte de fazer tudo na última hora, vou acabar não realizando tudo.
Nem tudo está perdido, até agora eu:
- acampei
- fiz um mosquiteiro de princesa (posto fotos quando conseguir pendurar)
- pintei meu cabelo de verde!
 
Comecei a tirar uma foto minha todos os dias, com a proposta de fazer isso por 365 dias. Descobri que não sou disciplinada (novidade!) e que não sou fotogênica (outra novidade!). Mas sou teimosa, e recomecei HOJE! Balanço: de 101 coisas, fiz 3 e comecei uma.

Renata segue com a lista, e espera conseguir riscar (ah, que delícia) vários itens esse ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...