quinta-feira, 19 de julho de 2018

Por que devemos parar de chupar


Calma, não é nada do que vocês estão pensando! Falo em chupar pelo canudo de plástico!
Há esse recente movimento pelo fim dos canudos de plástico, mas um desses plásticos de uso único que estão poluindo nosso planeta e que sem os quais podemos viver muito bem, obrigada. Mas o que acontece é que vivemos no automático. Vivemos achando normal coisas que são estranhíssimas... imagine, por exemplo, explicar para um alienígena em passagem pelo nosso planeta: canudo é feito de plástico, que é feito de derivados do petróleo (aí você tem que explicar como petróleo é um recurso não renovável mas que usamos como se fosse) e quer serve para tomarmos uma bebida sem tocar no recipiente, é usado por uns 5 minutos e depois jogado no lixo. Aí quando o alienígena perguntar: mas por que você não quer tocar no recipiente? Vá lá...há casos de pessoas com alguma dificuldade que podem realmente necessitar de canudo, fora esses casos, não vejo justificativa. E mesmo para quem tem necessidade, por que não usar produtos reutilizáveis? Como boa gaúcha, sou usuária da “bomba” para tomar chimarrão, basicamente um canudo de metal que uso há anos.
Parece ridícula essa explicação, e de fato é. Mas na nossa vida fazemos várias coisas similares, consumindo de forma totalmente irresponsável, sem parar para pensar. E hoje, na sociedade em que vivemos, o consumo é nosso maior poder. Não caio mais no: ah, mas todo mundo uso... nem no: mas já que esse canudo já foi produzido, tem que usar. Não, não tem.
Precisamos assumir a responsabilidade pelas nossas ações, e não seguir no modo automático, consumindo tudo o que o mercado quer que a gente consuma.
Para quem precisa ou não abre mão do canudo, há diversas opções de metal, bambu e até vidro. Para quem não precisa, mas gosta do canudo para mexer a bebida: peça uma colher de verdade, que vai ser lavada e reutilizada por anos. É pelos pequenos hábitos e pequenas ações que começamos uma grande mudança. E para você ver que não é tão pequeno assim, se estima que canudos de plástico sejam 4% de todo o lixo plástico do planeta. Imagina todos os 7 bilhões de pessoas falando: não quero canudo, obrigada.
Já há países e cidades que estão banindo o canudo, mas ele é apenas uma questão sobre a qual precisamos rever nossos hábitos de consumo, rumo a um sistema de produção e consumo mais sustentável.
E eu quero ser parte dessa mudança, canudo a canudo, pequenos hábitos por vez. E você? O que tem feito para fazer parte dessa mudança?

Renata escreve aqui cada vez mais esporadicamente, mas segue acreditando no poder das pequenas ações.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...