sábado, 20 de abril de 2013

Histórias Íntimas: Um livro para ler sem preconceitos


Sei que este ano tenho escrito muito sobre livros, mas é que tenho voltado minha atenção para a leitura. A questão é que fiquei, por vários motivos comuns a todos, como falta de tempo, correria, muito trabalho, tarefas caseiras, etc., longe dos livros. No ano passado li pouquíssimos livros, e, quando tinha um tempo livre, ia para a frente da televisão, descansar. Não costumo ir para o computador, como quase todos atualmente, porque não me chama a atenção essa vida virtual, com amigos virtuais, com encontros virtuais. Mas já faz parte da cultura geral. No entanto, o fato de ler pouco no ano passado me incomodou muito. Eu gosto de ler, e sinto falta. E sinto que estou emburrescendo quando fico muito tempo sem a companhia de um livro. 

Então, na campanha para diminuir minha emburrescência, resolvi ler mais este ano. Não sei quanto tempo vou conseguir resgatar e manter o hábito da leitura, mas estou tentando! E, continuando minhas sugestões de leitura, para ver se mais alguém entra nessa onda e me ajuda nessa empreitada, dessa vez vou indicar Mary Del Priore, e seu livro “Histórias Íntimas”. 

Trata-se de um estudo da sexualidade na sociedade brasileira, desde o período colonial até os dias de hoje. E não pensem que é um tratado histórico sobre sexo, com escrita difícil, somente para o meio acadêmico. Essa autora é historiadora sim, mas escreve com uma linguagem simples, nada rebuscada, bastante inteligível, e de uma forma que prende o leitor. Não é uma história cheia de fatos e de datas, mas uma história do cotidiano, dos hábitos e costumes da sociedade brasileira em relação à sexualidade, aos relacionamentos amorosos, à conduta sexual dos brasileiros, e como tudo isso vai mudando ao longo do tempo. 

No decorrer da leitura, percebe-se como os objetos de desejo vão mudando, como o conceito de sensualidade se altera, como a mulher vai conquistando o domínio sobre o próprio corpo e seu prazer. Pode-se perceber as alterações nas condutas e orientações sexuais em cada período da história do Brasil, e como a sociedade reagiu e se adaptou a questões como intimidade, casamento, prostituição, masturbação, homossexualidade, liberação sexual, emancipação feminina, aborto, anticoncepcional, preservativo, revistas eróticas, filmes pornográficos, AIDS, etc. 

Enfim, trata-se de um livro bem escrito, de leitura agradável, com um tema sério, que não tem nada a ver com os falsos romances erotizados que têm sido publicados nos últimos tempos. Vale a leitura para conhecimento, aprendizado, e pelo gosto de ler um texto tão bem escrito, preocupado com o conteúdo para o leitor.




Mini-resumo: Tania resolveu retomar seu hábito de ler, e, apesar de algum contratempo, em tons de rosa, tem encontrado bons livros, que valem ser indicados para quem gosta de ler.


Um comentário:

Nana disse...

Tirando a poeira do meu cantinho, resolvi passar por aqui para matar as saudades...bj e fk c Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...