terça-feira, 16 de julho de 2013

Prospecção

Não sei se vocês já ouviram que, às vezes, o melhor jeito de continuar andando é dar um passo para trás. Essa é uma dessas frases feitas, que normalmente vem acompanhada de uma imagem de alguém na beira do precipício.
Hoje eu entendo completamente. Não que eu tenha chegado na beirinha do precipício (e se cheguei eu estava com a cara tão enfiada no computador que nem percebi). Mas eu tomei uma decisão de dar um passo para trás para continuar andando.
Eu sempre quis manter ao menos um pé na academia, mesmo trabalhando desde sempre em outras áreas. Antes com educação, agora em uma ONG socioambientalista. Fiz mestrado sem bolsa e trabalhando 40 horas. Contei com apoio de muita gente, mas não posso dizer que foi fácil e nem que meu trabalho foi plenamente satisfatório. Agora estava fazendo doutorado: seleção, proficiência, créditos, passei por tudo isso. Mas estando longe de todos, sem financiamento, sem tempo e sem paixão pelo tema trabalhado, estava muito difícil. Tentei ir levando, passei noites trabalhando, importunei mil pessoas com perguntas, li, li, li.
E desisti.
Não desisti de fazer doutorado! Mas desisti de ficar dando murro em ponta de faca. Optei por me afastar um pouco e melhorar a perspectiva, tipo gente que depois de certa idade precisa afastar o material de leitura para focar melhor as letras. Estou nessa fase de olhar pros lados focando nas letras, para encontrar uma nova oportunidade, que seja mais favorável academicamente e com a qual eu esteja mais envolvida.
 
Deu medo de perder (o pouco) que já fiz. Deu medo do julgamento dos outros (e pior de todos, do meu mesmo!). Deu medo de estar me precipitando. Mas eu fiz. E sabem o quê? Me sinto bem confortável com essa decisão.
Renata está no modo prospecção, e está gostando!

2 comentários:

Vanessa disse...

Olá Renata. Tem horas que a melhor coisa a fazer é isso mesmo. Também pretendo fazer mestrado, doutorado e etc. No começo do ano deixei a oportunidade passar, mesmo contrariando alguns, mas estava precisando de um tempo pra mim, para me encontrar. Não me arrependo, mesmo que isso tenha me custado mais um ano, não verdade não foi perdido. Foi ganhado. Sei que agora estou mais preparada e vou aproveitar muito mais. Bjoks

Débora Canez disse...

Olá!! adorei o blog, me identifiquei muito, aliás sou uma balzaquiana... hehehe... depois de uma certa idade exigimos mais, necessitamos de mais tempo, tempo para a gente, tempo para encontrar o que procuramos... continuem escrevendo bonito.

Débora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...