segunda-feira, 9 de março de 2020

Reflexões sobre esse dia da mulher

Muito inspirada no vídeo de Rafa Brites, “ Carta de desculpas” (quem não assistiu, por amor, assista!), escrevo essas palavras no dia de hoje, dia dedicado a homenagear nós, mulheres. 

Sim, somos incríveis, maravilhosas, especiais, merecedoras.. Poderosas? Minha visão hoje é que, nem sempre. Após ler “A coragem de ser imperfeita” de Brene Brown, e outras leituras nessa linha, penso diferente. Não somos inabaláveis, não somos perfeitas, não somos de ferro e nem indestrutíveis. Somos fortes, mas também frágeis. Somos vulneráveis e merecemos colo. E é sobre esse colo que quero falar hoje. Sobre o colo de uma mulher para outra mulher. Quero falar sobre sororidade.

“Tenho muito mais amigos homens, prefiro as amizades masculinas...” 

Eu já fui uma mulher que pensava assim, e já me orgulhei muito disso. 

A vida foi passando, os acontecimentos se sucedendo, a maturidade foi chegando, o amor próprio fortalecendo... Percebi que quando criticava uma mulher, estava criticando a mim mesma. Quando despreza outras mulheres, desprezava a mim. No meio do caminho fui descobrindo alguns movimentos de mulheres que, dentre outras coisas, trabalhava a sororidade na prática, “real oficial”. E o meu respeito, amor e admiração pelas mulheres só aumentou. Hoje, exatamente HOJE, enquanto reflito e escrevo esse texto, percebo que só aumentou porque o meu respeito por mim, a confiança em mim, o amor por mim e a admiração por mim, também aumentaram. 

Hoje é um prazer cultivar amizades com mulheres. Aliás, pensando aqui, quem sabe, quanto mais mulheres estiverem unidas e juntas, menos homens babacas se espalham pelo mundo (calma, rapazes, não vou generalizar, tem muito cara incrível por aí, e multiplica, senhor!). Simplesmente porque não vai ter vez, não vai ter espaço mais para homem babaca. Bem pela Teoria da Evolução de Darwin, ou esse homem “se orienta”, ou pela seleção natural, desaparece. 

O incentivo à existência de homens mais conscientes, evoluídos, respeitosos, feministas (homens e mulheres, aprendam o que significa FEMINISMO, obrigada @pripires por abrir meus olhos), é apenas uma das vantagens quando mulheres dão as mãos. São anos convivendo com o machismo, homens e mulheres criados pelo machismo de homens e mulheres, que por sua vez, foram criados por homens e mulheres machistas, e assim vai. Já existiu uma época em que mulher não podia votar!! E isso foi ontem! Os direitos vão se igualando, mas ainda há muito pelo que lutar. Talvez uma luta mais sutil (em muitos lugares nada sutil), o machismo velado (às vezes escancarado). A reflexão sobre as relações. E penso que o papel da mulher nisso tudo, de colocar limites, é fundamental. Após séculos aprendendo de forma “errada”, hoje, é por uma mulher que o homem vai aprender como deve trata-la. Pelos limites que são impostos, com firmeza. “Não é não”, por exemplo. E para quem tem dificuldade de dizer “não”, por amor, aprenda. É um dever seu. Por todas nós.

Por outro lado, penso que chega a ser triste para a maioria dos homens o fato de não ter com frequência a oportunidade de experenciar o que a gente naturalmente experencia: uma roda de apoio, de troca, nos momentos mais devastadores. Homem sofre sim, e geralmente sofre sozinho, porque não tem o que a gente tem, essa liberdade de falar de sentimentos, de desabafar, abrir o coração e se amparar, umas nas outras... Então, nesse dia dedicado a falar da mulher, quis trazer esse ponto, para que a gente aprenda e possa valorizar e cultivar isso, a amizade entre mulheres, dia a dia. Porque estar nessa roda de mulheres, não tem preço. 

Ter amigos homens é maravilhoso, é divertido, é aprendizado sobre esse universo masculino. Agora, nada substitui uma boa amizade feminina, mulheres quando escolhem se unir.

Essa mensagem é para você, que tem amigas incríveis, como eu. Cada dia mais apaixonada por elas, por conseguir criar, dia a dia, uma relação cada vez mais sólida, de confiança e apoio mútuo... ❤❤ Simmmm, pode ser que tenha mimimi, drama, falação, pode ter discordância.. Mas as relações se constroem no caminho, no diálogo. Nós mulheres estamos aprendendo, juntas, a nos relacionarmos. Foram anos sendo incentivadas a disputar, competir umas com as outras. Mas eu te digo: esse tempo acabou. 

Tamo juntas? Ninguém solta a mão de ninguém, combinado? Compartilha esse texto com aquelas mulheres que você ama, admira, que te inspiram. Aquela mulher que precisa ler e refletir sobre isso. Aquela mulher que, talvez, mereça suas desculpas. Sem culpas, apenas como parte do processo de reconhecimento, cura e evolução.

“Me levanto sobre o sacrifício de um milhão de mulheres que vieram antes e penso “o que é que eu faço para tornar essa montanha mais alta, para que as mulheres que vierem depois de mim possam ver além” (Rupi Kaur).

Um feliz todos os dias, deusas!




Gabriela ama ser mulher. E a cada dia aumenta mais seu amor por si, por você, por nós.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...