quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

 Meditação

O que vem na sua mente ao ler essa palavra?

Essa é mais uma daquelas palavras que chegam carregadas de significados, que podem ser diferentes para cada pessoa, mas que em geral não deixam espaço para novas percepções.

Esse texto é um relato da minha experiência com meditação, e pode ser que te incentive a ter uma curiosidade para entender o que meditar pode significar, a partir da sua própria experiência.

Fui criada em uma família católica, e frequentar missas e grupos de oração era parte da minha rotina, sem questionamentos. Eu gostava dessa vibe de pessoas reunidas com objetivos mais elevados. Até que fui percebendo que não era bem assim, e fui aos poucos me desiludindo e me afastando. Como herança dessa época, ficaram resquícios de alguns preconceitos e a falta de hábito de buscar outras formas de enxergar o autodesenvolvimento.

Águas passadas, cheguei em uma fase da vida (que imagino que seja muito comum) em que estava tão estressada que não dormia, não me concentrava e me sentia oprimida pela quantidade aparentemente desumana de demandas para resolver. Nessa época, caiu nas minhas mãos um livro que foi um divisor de águas: Para Viver em Paz - O Milagre da Mente Alerta, do fofo monge Thich Nhat Hanh. Por mais que eu tente, não lembro como ele veio parar na minha vida (se o anjo que me indicou esse livro estiver lendo o texto, me fala!). Tenho esse livro até hoje, rabiscado e meio manchado, e é um dos poucos livros que faço questão de carregar em todas as mudanças.

É um livro pequeno, simples. E que abriu as portas para uma percepção de que viver melhor não só é possível, como é fácil. 

Juro.

Nessa época eu estava tão estressada que atos simples como lavar a louça eram quase uma tortura. A cabeça pensando nas milhares de coisas a serem feitas, o corpo preso em uma atividade necessária, mas que parecia tão inútil, gastando tempo precioso que podia estar sendo usado para tantas coisas que eu não conseguia nem enumerar. Uma luta entre o presente e o futuro, e o passado dando pitacos e gerando culpa... era um pesadelo. Seguindo os conselhos do livro, me propus a fazer um exercício buscando manter a mente no presente, a tal da mente alerta que o livro menciona já no título. O exercício era simples: ao lavar a louça, lave a louça. Quem já sentiu ansiedade já percebeu que isso pode ser bastante desafiador. Se tem algo que eu sou, é dedicada, e eu me dediquei a essa atividade. Olhei no relógio antes de começar a lavar a louça, e ao lavar cada prato, cada copo e cada talher, eu falava em voz alta: estou lavando o prato; estou enxaguando o prato, estou sentindo a água nas mãos, estou percebendo a espuma escorrer com a água. Optei por falar em voz alta porque minha mente estava tão barulhenta que eu não conseguia apenas pensar. Mesmo me sentindo boba, segui o exercício até terminar de lavar a louça. Quando acabei, olhei novamente no relógio. Cinco minutos tinham se passado. Se me perguntassem quando tempo eu levava em média para lavar a louça, eu teria dito sem titubear: pelo menos 20 minutos perdidos da minha vida! (sim, ainda rolava um drama para piorar a situação).

Percebi que levei apenas 5 minutos para fazer uma atividade necessária, sem me desgastar com a ansiedade de coisas que não podiam ser resolvidas enquanto eu lavava a louça, com bônus de não ter quebrado nada (que já estava virando rotina) e de perceber que a mente tinha descansado um pouco...ufa. Enquanto eu lavava a louça, eu estava lavando a louça. Simples assim. Isso foi revolucionário na minha vida!

O livro não é sobre lavar a louça, mas sobre como viver em paz. E o caminho é a presença, é a compaixão, é escolher viver dessa forma. No mundo em que vivemos, com tanta pressa e tanta demanda, pode parecer desafiador, mas é possível. E um caminho é a prática da meditação. Ela é acessível a tod@s, e a sua prática traz benefícios em diversos aspectos da vida. Apesar de sua influência budista, as práticas são laicas, não é necessário ser budista para meditar.

Depois desse episódio, me tornei mais e mais interessada em meditação, passei a me tornar mais consciente, mais compassiva e sim, a viver melhor. Isso quer dizer que eu não me irrito e que medito o tempo todo? Não. Continuo humana, sentindo, errando, aprendendo, e continuo meditando, estudando e acreditando que é possível viver em paz.

 


Renata escreve aqui esporadicamente, há anos, e um dos seus desejos para 2022 é uma vida melhor e com paz para tod@s. Ela acredita que a prática da meditação é um caminho para isso.

2 comentários:

blog disse...

Muito bom blog, parabens, amei tudo nao deixa ele ficar obsoleto, pois é maravilhoso saber dessas historias

KBSP disse...

Alguns bons anos atrás (após meus 30), encontrei esse blog na net ( não tenho nem ideia de onde foi)! Lembro que, perdida e recém chegada em Sampa, ele me fazia companhia em muitas noites!
Depois de mais de 10 anos, ainda tinha ele nos “favoritos” do meu cel, entrei e… que grata surpresa de vê-lo ainda com publicações!
Nessa vida corrida e com muitas informação diária, tentarei voltar a acessá-lo mais vezes! Que venham os “então”….Vida longa, 🙏🏻

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...