domingo, 8 de janeiro de 2012

Vegetarianos deveriam comer pedras, uma vez que alfaces também são seres vivos...

Eu já falei algumas vezes aqui no blog que sou ovo-lacto-vegetariana. Ou seja: não como carne alguma (Sim, isso mesmo, NENHUM tipo de carne) mas consumo ovos e bebo leite.

Inclusive até já comentei de situações estapafúrdias que aconteceram comigo (clique AQUI para ler).
Mas poucas coisas me deixam tão irritadas quanto me deparar com pessoas que tentam, a todo custo, ridicularizar minha opção.

Dia desses, no Facebook, um amigo muito querido postou uma bobagem qualquer sobre como os vegetarianos deveriam comer pedras, uma vez que alface também é ser vivo (Custei a acreditar que uma pessoa como ele pudesse ter postado tal coisa, mas enfim...).
:-/ 
Lendo aquilo, imediatamente me veio à mente o quanto as pessoas são preconceituosas ( e não me refiro a esse amigo especificamente e sim à grande massa).

Não consigo compreender a dificuldade que as pessoas tem em entender que quem optou por não comer carne é tão "normal" quanto qualquer outra pessoa que tenha optado por não comer pão branco, por exemplo.

Ora, e daí que eu optei por não comer carne?
Que diferença fará p/ você se minha opção foi por motivos éticos ou de saúde?
Que diferença fará na sua vida saber como "eu obtenho proteínas"?
Que lhe importa saber se eu sinto ou não "saudades" de comer carne?
(Aliás, quanto isso, se eu sentisse "saudades, eu voltaria a comer. Um tanto quanto óbvio, não?)

Não sou antissocial.
Vou a churrascos, a jantares e almoços onde as pessoas comem carne e não faço caretas de nojo quando alguém ingere um pedaço de carne.
Eu não sou dessas pessoas que saem por aí usando camisetas com vaquinhas bonitinhas segurando uma plaqueta com os dizeres: "Coma menos carne!".
Também não fico alardeando aos quatro cantos que as pessoas estão ingerindo um cadáver em estado de putrefação (com temperinhos, é claro!) a cada vez que vejo alguém colocar um pedaço de bife na boca.
Então porque cargas d'água algumas pessoas tentam fazer com que eu abra mão de minhas convicções (que, à propósito, só dizem respeito a mim) e volte a comer carne?!?
Isso me irrita profundamente!

Além disso, gostaria muito que as pessoas parassem de perguntar o que eu como "já que eu não como carne". Já estou cansada dessa pergunta besta.
E, sim, é uma pergunta besta, pois a resposta é óbvia: Eu como absolutamente tudo o que não contém carne. (Affff...)

Na verdade, alguns dias depois de ter visto o post desse meu amigo, alguém postou, também no Facebook, o link para um post do blog "Publicidade Verde", intitulado:
Genial (e divertido, inclusive)!
Recomendo a todos a leitura desse post (clique AQUI para ler).

E que fique claro que esse post não tem o intuito de propagar o vegetarianismo, nem tampouco de alfinetar meu amigo (sim, ele é meu amigo há mais de 15 anos e eu o amo muito, embora, obviamente, discordemos nessa questão), mas tão somente mostrar que "brincadeirinhas inofensivas e sem maldade" podem, sim, encher a paciência...

Déia escreve aos domingos e espera que depois desse desabafo, algumas pessoas entendam que as escolhas de cada um só dizem respeito a quem as fez.


 

12 comentários:

Carlos Roberto Sabbi disse...

A vida é muito mais que o Ser Humano. A vida é Animal, é Vegetal e é Mineral. Nos animais identificamos a vida pelo movimento, pelo pensamento, pelas palavras e por muitas outras coisas mais. Nos vegetais compreendemos a vida porque eles crescem, dependem de organismos, de sombra, de sol e de água. Nos minerais a vida também pode ser perfeitamente identificada porque neles a natureza dos átomos que entram na composição química da espécie mineral, nos dá conta do seu constante movimento.
E quem pode afirmar que esse ou aquele é mais evoluído?

Andréia B. Borba disse...

Perfeito Carlos. Concordo com você.
Abraços e uma excelente semana querido!
Déia

Carlinha disse...

Déia, tb já fui ovo-lacto-vegetariana. Por motivos meus tb e sofria com preconceito e piadinhas. E olha que nunca fui de perturbar seu ninguém. Mas as pessoas, em geral, adoram pegar uma característica diferente do comum para achincalhar. Coisa de gente pobre de espírito. Quando senti necessidade de voltar a comer carne, introduzi o peixe e algumas vezes o frango. E assim vou seguindo, mas combastante vontade de voltar a ser ovo-lacto-vegetariana.... Beijos querida e não se importe com essas pessoas...

andreia disse...

Eu sou uma pseudo-vegetariana.

Aceito comer peixe e frutos do mar, mas em raríssimas ocasiões, e com longos períodos espaçados (que as vezes ultrapassam um ano.

E sim, o dia-a-dia sem carne é complicado!

Por exemplo, uma lanchonete de um shopping local, Petiskeira, tinha opções sem carne (q não se resumiam a queijo ou 4 queijos) aliás, uma delas bem legal. Eu e uma amiga, vegetariana, fomos lá. Não achamos no cardápio e perguntamos.

R: "trocamos nossa opção light, agora é com peito de peru"

RR: "E vcs tiraram a única opção vegetariana do cardápio..."

Enfim, esse tipo de situação, e a mania de achar q presunto não é animal (é bonitinho, rosinha, coloca aí pra decorar)muitas vezes me tiram do sério. E sim, já dei muitas respostas sarcásticas e outras tantas mal-educadas mesmo.

Bjs

Andreia

andreia disse...

Meu português hj resolveu me deixar na mão... Por favor, desconsiderem os erros do comentário acima.

:)

Be Fontana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Be Fontana disse...

Não tenho nada contra vegetarianos, acho que cada um escolhe a maneira de viver. Não acho que as escolhas das outras pessoas possam ser alvos de piadas, cada um tem sua maneira de ver o mundo.
Parabens pelo blog ^^
Te sigo s2
Me segue também?
http://obscure-meianoite.blogspot.com/
><

Elenilton disse...

Esse teu amigo não tá com nada..hehe!
Comentário tosco esse dele...
As pessoas que se incomodam com as escolhas das outras talvez não tenham tanta segurança das suas. Além do mais, que lugarzinho mais conservador este RS, né?

Andréia B. Borba disse...

Olá Carlinha, Andreia, be e Elenilton!

Carlinha, realmente, as piadinhas estão sempre presentes... MAs talvez o problema esteja em mim, que ando com a tolerância quase zerada... ;-) Bjs!

Andreia, confesso que sou exímia em respostas sarcásticas, viu? hehehehe ;-) Bjs!

Be, concordo com vc. Mas, infelizmente, as pessoas parecem não conseguir respeitar os demais... Bjs!

Elenilton, realmente... preconceito a 1000 por aqui... Bjs!

Unknown disse...

Thanks pela indicação do blog =)

Mas, relaxa, essas coisas sempre acontecem, mas você tem que manter a calma, infelizmente somos minoria.

Portanto, devemos ter paciência e levar tudo no maior humor possível.

Afinal, todos nossos atos são interpretados como a atitude do vegetarianismo e já vi vários comentarios falando que vegetarianos são ignorantes, mal-educados e etc.

Justamente por que as vezes não que o vegetariano seja isso, mas pq ele nao sabe lidar com toda essa PRESSÃO que o cerca.

Eu não tenho mais problema com isso, acredito que devido ao fato de ter pesquisado bastante.

Já debati até com professores de biologia e eu não sai na pior.

Acredito que não só ter um conhecimento a respeito do vegetarianismo, mas ver que o nosso posicionamento influencia pessoas a se tornarem vegetarianas, seja pela saúde, meio ambiente, pelas pessoas ou animais. Mas, mesmo que isso não ocorra que pelo menos o contato que a pessoa tenha com você ou com o vegetarianismo, seja um contato positivo, uma experiência boa, onde a pessoa tenha uma imagem positiva sobre isso.

Bom, eu acho que é isso, hoje em dia, as pessoas ao meu redor, me respeitam e tem uma visão positiva sobre vegetarianismo, algumas se propondo até mesmo a mudar os hábitos e outras que viraram vegetarianas depois de um bom papo cabeça.


Boa sorte! ♥

Unknown disse...

O que sempre indico para todos vegetarianos ou pessoas que querem se tornar é: PESQUISE, INFORME-SE.

Sobre todos os motivos para se tornar e seja pelo motivo que mais faz sentido a você.

Não precisa ser nutricionista, biólogo ou sociólogo, mas entender um pouco das questões sociais, ambientais e nutricionais disso tudo, nunca é demais e te ajuda na hora de responder a qualquer uma dessas perguntinhas inconvenientes de uma forma mais positiva.

Bom, se quiser me envie um e-mail (lisasimpsons21@hotmail.com) com perguntas frequentes que te incomodam, que com certeza, ja me irritaram também e eu te dou um auxilio, a gente vai se falando =)

Twitter: @lisasimpsons21
Facebook: Lisa Simpsons Brasil

ADMIN disse...

Quero testemunhar sobre os trabalhos de Dr.agumba. Ele é um grande homem que foi capaz de lançar um feitiço que me trouxe o homem que eu amo. Este homem é capaz e capaz de resolver qualquer problema do seu. Ele é especializado no seguinte: (1) Spell para proteção contra perigo ( 2) Spell para sonhos ruins. (3) Espetáculo para o amor do mesmo sexo (4) Espetáculo para a cura (5) Espetáculo para a invisibilidade (6) Espetáculo para a riqueza e a fama (7) O feitiço para doenças (câncer) fibroma, vírus herpes simple ou qualquer outra doença. (8) Spell para o amor e o relacionamento fortes (9) Spell para trazer seu ex back até lesbain / gay ex back (10) feitiço para gravidez, este homem tem grandes poderes e é incrivelmente generoso. Você pode contatar seu e-mail via: dragumbasolutioncenter@hotmail.com, ou você também pode adicioná-lo no whatsapp: +2348147461232 porque felicidade e sucesso para pessoas de todo o mundo usando os poderosos feitiços e produtos à base de plantas tradicionais. sem estresse, entre em contato com ele hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...