sábado, 14 de julho de 2012

Não Gosto de Dinâmicas de Grupo

Não sei se algum leitor é adepto desse prática, ou se gosta, mas eu detesto dinâmicas de grupo. E não consigo entender como as dinâmicas de grupo conseguem mostrar certas caracterísiticas individuais das pessoas, que quem as organiza teima em afirmar. Primeiro, são práticas de ambiente de trabalho, onde, geralmente as pessoas usam máscaras para sobreviver. E não é exagero dizer assim, pois há muitos lugares onde somente se sobrevive mesmo. E, em ambientes de trabalho, quem está começando, ou tentando uma vaga no local, não vai expôr seus defeitos, e vai exaltar suas qualidades. Assim, como explica a Sociologia, usamos nossas máscaras sociais para o convívio diário. E, se usamos máscaras, para que fazer dinâmica de grupo?

Outra coisa: geralmente se diz que essas dinâmicas servem para ver como o indivíduo reage em determinadas situações, como ele se socializa, como atua em atividades de grupo. Pode-se realmente perceber essas atitudes dos indivíduos, mas, em muitos casos, até por saber como deve agir para conseguir uma promoção, ou um emprego, o indivíduo realiza as tarefas com perfeição, com espírito de equipe, mas, na verdade, é somente uma pessoa ambiciosa, inteligente e individualista, que agiu para alcançar seu objetivo, e não é realmente assim no cotidiano. Logo, se em me “adestrar” para reagir de acordo com o que esperam de mim, em determinado momento, posso conseguir algum sucesso, mesmo que eu não tenha escrúpulos, certo?! Eis a nossa sociedade. Sempre inventando artifícios para que tudo fique exatamente como sempre foi. E as dinâmicas de grupo, tão defendidas por administradores por aí, é só mais um desses mecanismos, que não provam nada realmente. E, quem participa com sinceridade, muitas vezes se expõe, achando que está fazendo seu melhor, e não consegue nada.

Mini-resumo: Por mais que defendam a prática, Tania não consegue concordar com a efetiva utilidade das dinâmicas de grupo. 

2 comentários:

Marcelo Capuccio disse...

Concordo absolutamente! Dinâmicas de grupo só servem para expor as máscaras sociais que cada um carrega...é desnecessário saber isso! E essa é a parte mais branda, pois quando um participante resolve empolgar-se e começa a desenrolar a novela mexicana que é a própria vida com ênfase nos capítulos que exaltam a sua dor existencial e vitimismo que caracteristicamente lhe acompanham, aiiiii sai de baixoooo.....o coletivo contamina-se com a energia negativa emanada por este ser egocêntrico......isso é terrível!!! São práticas primitivas!!!! E as pessoas com sensibilidade apurada ou com a consciência expandida, será que ficam à vontade para expor-se dessa maneira? Para um monte de desconhecidos? Ou será que ela faz questão de apresentar a sua máscara também? Eu me sinto muito mal nas dinâmicas de grupo e não sou uma pessoa tímida. A questão não é essa como muitos julgam e, sim, a falta de objetividade nessas práticas que, sinceramente, não contribuem em nada para o conhecimento das pessoas envolvidas!

Anônimo disse...

EU NAO GOSTO ...NAO SUPORTO GRUPOS ... AS CONVERSAS SAO .....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...