quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Simplicidade

O primeiro post de 2013 aqui no blog foi um texto escrito a várias mãos, com nossas resoluções para esse ano. Não que necessariamente a pessoa precise ter alguma; ou precise esperar o primeiro de janeiro para tê-las. Isso é bem pessoal e ouvi opiniões de diversos lados, todas com bons argumentos. Creio que é uma questão pessoal, mesmo. Para mim, funciona usar o final do ano (e início do inferno astral, dizem) para fazer um balancete do ano que passou e pensar em metas para o seguinte. Não que eu viva para atingi-las somente, ou que faça um plano infalível do Cebolinha e me atenha a ele. Mas gosto de ter objetivos, e esse exercício ajuda a direcionar a energia para o que elenquei como prioridade. Imprevistos acontecem, mudo de ideia, supero algumas coisas, mas as metas têm seu papel.
As minhas resoluções para 2013 se baseiam, todas, na simplicidade. E lendo as das outras meninas aqui no blog, vi que as delas também acabam falando disso, de uma forma ou outra. Falam de levar uma vida mais simples, mais leve, de dedicar um tempo para as pequenas coisas, e que realmente importam. Dar atenção aos amigos, à família, a nós mesmas.
Eu venho aprendendo que o tempo é da gente, quem quer fazer algo arruma tempo, prioriza, abre mão de outras coisas. Falta de tempo é uma desculpa que a gente inventa, muitas vezes, pra gente mesmo.
Também venho aprendendo (vi na retrospectiva 2012 que foi um ano de aprendizados) que a vida é simples, a gente é que complica.
Tem muita coisa pra fazer? Começa por alguma; delega; abre mão de algo não essencial. Tem dúvidas? Indecisão é quando a gente sabe o que quer, mas acha que devia querer a outra coisa. É só escolher com quais consequências quer viver. Tem problemas? Todos temos; é praticamente sinônimo de estar vivo. Lide com eles; resolva ou assuma.
Parece fácil, falando assim. E acredito que até seja! É que estamos acostumados a nos apegar aos problemas, a complicar, a procrastinar, a reclamar...
Em 2013 vou continuar o que comecei em 2012, ser mais minimalista, mais seletiva, mais simples, mais serena. Isso traz uma gostosa sensação de liberdade.


Renata deseja que todos possam se inspirar, respirar com gosto e levar uma vida mais simples.

3 comentários:

anne disse...

De todo o texto gostei do ser seletiva!!! é o que eu precisava ler!!!

Gabriela Lima disse...

"Tem dúvidas? Indecisão é quando a gente sabe o que quer, mas acha que devia querer a outra coisa." Ótima definição! Na verdade, amei todo o texto, me identifiquei super. Acabou me inspirando o texto de hoje.

Beijão!!

Anônimo disse...

"Indecisão é quando a gente sabe o que quer, mas acha que devia querer a outra coisa."
Nossa Rê, me abri, nunca mais vou esquecer isso.
Beijo grande,
Gisele Lins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...