segunda-feira, 25 de março de 2013

“Boa Ventura!” Boa Leitura!


E, finalmente, depois de passar raiva com os “Cinquenta Tons de Cinza”, consegui ler um livro, que também ganhei, muito bom mesmo! “Boa Ventura. A Corrida do Ouro no Brasil (1697-1810)”, de Lucas Figueiredo. Como diz o título, o livro trata do período da descoberta do ouro no Brasil, de como essa descoberta gerou uma verdadeira corrida pelo metal no interior da colônia, e dos resultados para a Coroa Portuguesa. 

O autor é jornalista, e o livro, uma narrativa histórica, muito bem pesquisado, e escrito de forma fácil, tornando a leitura dinâmica. Tem muito mérito, uma vez que o tema é difícil, e são muitos fatos, personagens e datas que marcam a época dos bandeirantes e da mineração no interior do Brasil. 

Além disso, é muito interessante como o autor narra a busca incessante pelo ouro, por parte da Coroa Portuguesa, sabendo da existência de metais preciosos na América espanhola, e acreditando que seu pedaço de terra também deveria ter tais riquezas. No desenrolar da história, observa-se a verdadeira loucura pela descoberta do ouro, o anúncio da descoberta, dois séculos depois da chegada de Cabral ao Brasil, a cobiça pela extração do minério, a conquista pelo território da atual região de Minas Gerais, e, posteriormente em Goiás e no Mato Grosso, os problemas enfrentados pelos bandeirantes, a fome, as doenças, os índios e os animais selvagens, e toda a violência que a corrida do ouro causou. 

Depois disso tudo, vem a cobrança dos impostos pela Coroa, e o consumismo desenfreado da nobreza portuguesa, com seus gastos supérfluos e absurdos. E as dívidas que cada rei deixava para seu sucessor, por haver gasto demais, acreditando que o ouro de aluvião, mais fácil de extrair, nunca iria acabar. O livro mostra o comportamento da Coroa portuguesa, que nunca pensou em diferentes formas de extração dos minérios, nem em investir seu dinheiro em fábricas, em desenvolvimento para Portugal. 

Assim, além de ser uma ótima narrativa histórica, o livro é também uma denúncia ao comportamento consumista, culturalmente arraigado em nossa sociedade, que continua gastando tudo o que recebe, achando que no próximo mês tem mais salário para torrar, num consumismo desenfreado. Vale a pena ler! 





Mini-resumo: Tania gosta de bons livros, com conteúdos interessantes, que acrescentam algo a quem os lê. 

2 comentários:

Henrique Avelino disse...

Apaixonado pelo blog... Acompanho já tem alguns anos. E venho com uma reclamação no primeiro comentário. Periodicidade meninas! Queremos mais.

Bjoss e parabéns, pelas belas histórias e divagações.

andreia disse...

Henrique, obrigada por nos acompanha!

É mesmo, não estamos mais com tantos textos, e nosso grupo de escritoras tb está menor.

Mas foi boa e pertinente a sua reclamação, repassarei ao grupo.

Siga com a gente, mesmo que não estejamos mais tão frequentes...

;)

P.s: tentaremos melhorar a frequência dos textos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...