Definir amizade é uma das tarefas mais difíceis que conheço. Pelo menos, é difícil para mim. Posso sentir amizade de formas diferentes, por pessoas diferentes, mas não sei como definir esses sentimentos. Tenho grupos de amigos em cada turma que freqüento. Tenho os amigos de infância, de colégio, de faculdade, do local de trabalho, na família, amigos que não fazem parte de nenhum desses grupos, etc.
Acredito que com a maioria das pessoas seja assim. Muitos grupos desses amigos nem sequer conhecem os outros grupos. Há, mesmo em cada grupo, aqueles amigos mais íntimos, que conhecem melhor a gente; e aqueles que são mais distantes, mas não deixam de ser amigos por isso.
Entretanto, um ponto comum em todas essas amizades, que tenho observado, é que o amigo aceita a gente como a gente é. E a gente aceita os amigos como eles são. Não importa o quanto cada um seja diferente, com hábitos, atitudes, crenças, preferências, conhecimentos e sentimentos diferentes; quando existe amizade, existe aceitação e troca de experiências.
Eu tenho amigos que discordam de mim
Por isso, recomendo a todos que pensem sobre essa característica da amizade, e procurem valorizar ainda mais os amigos, principalmente os que são mais diferentes de nós, pois é aí que vemos o milagre da amizade.
Tania acredita na amizade, mas de uma forma mais antiga, daquela sem cobranças, sem interesses, sem imposições, com aceitação das diferenças.
5 comentários:
e se nos pudessemos tratar as pessoas que amamos como tratamos nossos amigos, os relacionamentos amorosos seriam muito mais gratificantes!
Amei o texto!
Bjd!
Déia
Maravilhoso! Disseram tudo. O grande segredo da amizade é a ACEITAÇÃO e o não julgamento. Se não é assim, então, sorry, vc não tem um amigo!
Oi Tânia! Acho que o que você escreveu define tudo: o verdadeiro amigo é aquele que te aceita exatamente como você é. Não te cobra, nem te julga. E podem passar os anos que ele sempre será assim. Bacana.!
Adorei! E saiba que te considero MINHA AMIGA! :)
Beijos!
Postar um comentário