terça-feira, 6 de março de 2012

Butanding

Minha vida é surreal. Não tenho certeza se é só minha percepção, ou se ela realmente é. Pra mim, minha vida é super surreal. E recentemente tive a oportunidade de fazer a coisa mais surreal de todas: snorkel com tubarões-baleia!
Esses peixes, não por acaso chamados de "gigantes gentis", podem chegar a medir 18metros, pesar mais de 40 toneladas e viver mais de 100 anos! Eles são lindos, elegantes, encantadores e, sim, gigantes! 
Em Donsol, Filipinas, há um local onde você pode fazer a chamada interação com os tubarões baleia, de dezembro a março, quando eles aparecem por lá, atraídos pela disponibilidade de alimentos. Assistimos um vídeo sobre o animal, seus hábitos e recomendações para a interação, tanto pela segurança dos turistas quanto pela segurança do bicho. Fomos de barco, com um guia super experiente. Quando havia tubarões-baleia por perto, ele dizia: Get ready! Nós vestíamos nadadeira, máscara e snorkel e sentávamos na borda do barco! Muita gente fazia o mesmo, em diversos barcos. No começo foi até difícil nadar por causa de tanta gente concentrada em cima do bicho! Depois, nos afastamos e encontramos nosso próprio tubarão-baleia (butanding, como é chamado por lá)! Ao cair na água, estava na frente da boca imensa dele! Mesmo sabendo que ele só come plâncton e pequenos peixes, a boca gigantesca dele vindo aberta na minha direção foi incrível!
Fiquei boiando, e tive que encolher as pernas para não tocar no corpo dele (apesar de ter curiosidade, era norma, e serve para tentar reduzir o stress causado pelos turistas). Ele nadou por baixo de mim, com movimentos lentos mas se deslocando muito rapidamente. Após ver todo o corpo imenso daquele animal maravilhoso, nadamos, eu e o guia (minto, o guia nadou por nós dois e me levou...) ao lado do butanding, e pude olhar no olho dele!
Até mesmo ver ele nadar para o fundo, até que seja possível só ver as manchas brancas que ele tem no dorso, e depois sumir por completo, é impressionante! Fizemos umas sete ou oito interações, e meu dia ficou completo quando o guia disse que eu estava atraindo os peixes para ele!
Tudo foi impressionante! Os gigantes gentis são lindos!
Mas também é impressionante que a caça só tenha sido proibida em 1998, nas Filipinas! E que se saiba tão pouco sobre eles. por exemplo, sobre essa população de Donsol, na qual mais de 300 indivíduos já foram reconhecidos, não se sabe de onde vem e para onde vai no resto do ano. O quanto a humanidade não sabe é também impressionante.

Renata gostaria que todos tivessem oportunidade de interagir com seres vivos muito massa! Mesmo que eles não sejam tubarões-baleia: podem ser cachorros, gatos, aves, peixes, plantas, invertebrados...até mesmo, outros seres humanos! Também pode ser impressionante!

2 comentários:

Sandes disse...

Putz! Quanta coragem! Confesso que não é pra mim, rsrs

Bem gostaria de desejar um Feliz Dia da Mulher para todas as Mulheres de 30 e dizer que adoro vir aqui.
Meu Beijo! Sandes.

Selma Helena Lessa disse...

Renata, que maravilha, hein?
É o tipo de coisa que tenho vontade, mas me falta a coragem.
Parabéns!
Foto linda!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...