sábado, 29 de março de 2014

Mulher Maravilha


Ter saúde, ter paciência, ser linda, beber e não ter ressaca, ser pontual, ter pele boa, ser espirituosa, ser criativa, correr, alongar, nadar, meditar, depilar, cozinhar coisas saudáveis e gostosas, responder todos os e-mail, aguentar assédios de gente sem noção, dançar loucamente, aproveitar enquanto viaja sem pensar que vai acabar, segurar o choro quando precisa transbordar, não ter medo de errar.

Mariana escreve esporadicamente e por vezes sente que ser mulher hoje em dia é coisa de heroína.


domingo, 16 de março de 2014

Carta à jovem Déia




             Dia desses, em um momento nostalgia, fiquei pensando como agiria se tivesse novamente 18 anos, mas com a maturidade que tenho hoje. Sei que esse pensamento é absurdamente clichê, e que passa pela cabeça de todas as pessoas em algum momento de suas vidas mas, ainda assim, ele estava lá, latente em minha mente e não havia como ignorá-lo.
  Pensei, então, no que diria a mim mesma, caso pudesse ficar frente a frente com minha versão mais jovem e, bem, aqui estão minhas palavras para essa Déia-jovenzinha:

- Experimente todas as possibilidades que a vida lhe oferecer, mas não de maneira afoita, e sim degustando prazerosamente.
- Não se subestime jamais. Acredite em sua capacidade, mas levante a bunda do sofá e vá à luta. As coisas não cairão do céu no seu colo, menina!
- Não faça as coisas com pressa. Há tempo para tudo. Aprecie os pequenos prazeres e as pequenas bênçãos do dia-a-dia.
- Não deixe de fazer o que lhe dá prazer apenas por medo do que as pessoas irão dizer. Se alguém resolver falar de você, fará isso de qualquer maneira, independentemente da maneira como você aja.
- Aliás, seja menos desconfiada! Afinal, cada pessoa está ocupada com sua própria vida e, portanto, suas preocupações não giram em torno de você.
- Aprenda a lidar com seus medos e, principalmente, com seus fantasmas. Não finja que eles não são importantes. Enfrente-os! Afinal, eles não deixarão de existir simplesmente por você tentar ignorá-los.
- A vida não é aquela visão cor-de-rosa que pintaram a você quando era criança. A vida é dura e, na maioria das vezes, bastante difícil. Aprenda a lidar com essa multiplicidade de cores e tons que a vida tem e, com eles, pinte a sua própria tela.
- E só crie altas expectativas se souber como lidar com altas quedas. Caso contrário, viva um dia de cada vez e faça sempre seu melhor.
- Aliás, esteja preparada, pois você vai quebrar a cara, vai cair e se machucar feio incontáveis vezes. Aprenda, pois, a se reerguer a cada queda, a juntar os caquinhos e a seguir em frente.
- Aprenda que ninguém morre por sentir dor. E, muito importante, saiba que cada um carrega dentro de si suas próprias dores e enfrenta suas próprias batalhas, portanto, só se lamente com alguém quando for absolutamente imprescindível.
- Não deixe jamais de fazer alguma coisa porque está com medo. O medo é bom na medida em que nos dá um certo senso de autopreservação. Mas não deixe que ele lhe impeça de alguma coisa. Faça-a, apesar do medo!
- E se tiver que se arrepender de algo, não fique choramingando pelos cantos. O arrependimento é bom porque nos aponta novos rumos. Não o confunda com culpa desnecessária e inútil
- Não se torne dependente de substância alguma. E, mais importante ainda, de PESSOA alguma.
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, permaneça ao lado de alguém simplesmente por comodidade ou, pior, por medo de não encontrar outra pessoa. Você certamente estará perdendo preciosas oportunidades de novas vivências.
- Não deixe de vivenciar coisas novas por ter alguém ciumento e inseguro ao seu lado. Aliás, melhor ainda, não namore cedo. Você lamentará em seu íntimo os anos perdidos, mas usará para si mesma desculpas como: “Bem, valeu pela experiência...”, ou “pelo menos aprendi como NÃO agir em uma próxima relação”... Então só namore quando estiver realmente certa de ter aproveitado muito sua vida e sua própria companhia.
- Não se curve facilmente frente às derrotas. Tente de novo e de novo e de novo. Afinal, já dizia Thomas Edison: “Quando você tiver esgotado todas as possibilidades, lembre-se disso: você não as esgotou!”.
- Trate todas as pessoas com gentileza sempre e não somente quando lhe convém.
- Sorria mais, viva mais leve, guarde menos mágoas, se irrite menos, se apegue menos a coisas pequenas e sem sentido.
- Não brigue com seus pais por motivos banais. Acredite-me, eles farão muita falta quando se forem e você se recriminará por não os ter abraçado ao invés de ter saído batendo porta.
- Aliás, errou, peça desculpas. Não há vergonha alguma em voltar atrás e reconhecer o erro. Orgulho em demasia é sempre um mau conselheiro.
- Reflita bem antes de seguir a opinião da maioria. Já dizia Nelson Rodrigues (e não sem certa razão!): “Toda unanimidade é burra.”. Portanto, seja cuidadosa nesse aspecto.
-- Se alimente adequadamente. Se exercite constantemente e nunca, jamais, deixe de ler bons livros, de estudar e de se aperfeiçoar.
 Você tem todo o direito de dizer o que pensa às pessoas, mas não tem o direito de feri-las com sua grosseria. Portanto, seja cuidadosa na escolha das palavras.
- Se você ama muito alguém, nunca saia de sua presença sem dizer-lhe isso. Pode parecer uma “banalização da frase ‘eu te amo’” mas, acredite, isso evitará dolorosos arrependimentos futuros.
- E por falar em amor, quando amar alguém, ame com toda a intensidade, ame por inteiro. Você provavelmente irá se machucar e doerá terrivelmente, mas ainda assim você estará efetivamente vivendo e não apenas existindo amorfamente.
- E, sobretudo, seja sempre fiel aos seus sentimentos. Sempre!

Déia escreve aos domingos e gostaria realmente de ter recebido essa carta quando tinha 18 anos...


terça-feira, 11 de março de 2014

Problemas para dormir.....zzzzzzzzz

Como eu escrevi em outro post, (http://drepente30.blogspot.com.br/2014/01/resolucoes-de-ano-novo-e-o-dedao.html), tive problemas para dormir no final do ano passado. Tinha dificuldades para pegar no sono, dormia pouco e mal, acordando toda hora; tive pesadelos e passei horas lendo na cama, o que em meu estado normal é impossível, porque eu praticamente apago depois de ler algumas páginas.

Dormir mal ou dormir pouco me deixa super indisposta, irritadiça e distraída. Tudo fica mais difícil, desde decidir entre tomar café e chá a tomar decisões e ser produtiva no trabalho. Concentração, então, não passava nem perto de mim!

Recorri a alguns rituais para o antes de dormir: luz indireta, às vezes, velas; silêncio ou música calma; incenso; banho morno; leite quente; chá de ervas, de camomila, de qualquer coisa; cápsulas naturais, alongamento... combinações entre essas coisas, rezar, meditar, pedir, ler, andar pela casa, contar carneirinhos...
Recorri, então, às amigas: me surpreendi ao saber que muitas não dormem bem também! Tipo, nunca! Uma me disse que 50% das pessoas têm problemas para dormir! Gente, o mundo seria um lugar tão melhor se todo mundo dormisse bem! Campanha por boas noites de sono!!!
Sim, eu sei que existem zilhões de remédios pra dormir, mas eu não quero usar. Não tenho nenhuma indicação clínica pra isso!
Futricando na internet, achei um livro e comprei: Para viver em paz – o milagre da mente alerta, de Thich Nhat Hanh. Santo remédio! O livro fala sobre budismo, numa perspectiva de “estar consciente, estar desperto para o que está acontecendo no seu próprio corpo, como também no mundo que o cerca”. Lindo, né?
Mas o melhor é que o livro vai te ajudando a construir essa consciência, essa presença. Para quem, como eu, sofre de ansiedade, aprender a estar plenamente presente, em UMA coisa, traz uma leveza enorme! Conseguir ver seu tempo, algo que a gente acha que escorre pelas mão, como algo inesgotável! Ele trata da mente alerta, o “milagre que permite restaurar, numa fração de segundo, a mente dispersa, reintegrando-a em sua totalidade, de forma a podermos viver cada momento da vida”. Que sonho, né?
Viver cada momento da vida! Porque muitas a gente simplesmente nem percebe que passou. Quando a gente vê, está na hora de dormir. Quando vê, já chegou em casa. Quando vê, já acabou de comer, já acabou o banho, já terminou o livro, as férias. Quando se vê já são seis horas! Imagina que presentão poder viver todos os momentos! E o lindo disso tudo é que a gente pode.
O livro traz também algumas dicas de meditação para todos os gostos e níveis.
O fato é que ler esse livro me fez repensar a forma como lido com muitas situações, me ajuda a lavar a louça (efeitos colaterais), e tem me ajudado a dormir melhor. Bem, quase sempre! Mas o bom é que é de forma natural e com que eu consigo lidar cada vez melhor.
Para quem quer dormir (e viver) melhor, fica a dica de leitura.


Renata vem tentando resolver seus problemas para dormir, mas ficou curiosa: vocês têm problema pra dormir?

sábado, 8 de março de 2014

Quem é essa mulher?



Ela cresceu sabendo que um dia teria que ter um trabalho bom, que desse seu sustento.

Cresceu sabendo que as tarefas domésticas seriam sua responsabilidade e aprendeu a gostar de limpar, arrumar e organizar.

Cresceu ouvindo que filhos a levariam para um estado de prisão, mas que teria suas recompensas.

Cresceu vendo suas amigas se embelezarem e percebeu que isso seria uma busca sua também. Muito prazerosa.

Cresceu tendo a certeza de que um dia, se ela seguisse todas as outras lições, alguém apareceria para completar sua vida. Alguém especial que despertaria sua vontade de ser uma pessoa melhor.

Cresceu desejando isso e esperando que esse alguém especial fosse sua recompensa de mocinha obediente. 

A vida não foi exatamente assim, não é? A vida te ensinou que as coisas não seguem um padrão. A vida te ensinou que tudo fora da ordem é a melhor forma de amadurecer, apesar de ser mais sofrido. A vida te abriu possibilidades e você, mesmo sem pensar direito se seria o certo, foi pelo caminho mais difícil e venceu! Venceu! 

Você jogou com sua sorte e passou por experiências duras e outras tantas lindas.

Encontrou pessoas que andaram ao seu lado, e outras tantas que só queriam estar ao seu lado, sem somar. 

Encontrou amores superficiais, nada convencionais e outros bandidos. TODOS te fizeram sofrer e AMADURECER.

E aquela pessoa, aquela que seria sua recompensa está aí, agora. 

Olhe em volta. Viu? Não?

Então olhe para dentro! Isso! Aí está a pessoa que você merece. Você. Ame-se. 

Você é uma VENCEDORA mulher! 

Alegre-se por ter tido todo esse aprendizado. Foi uma sorte a sua vida ter sido do jeito que foi. Você é LINDA!



Lóris deseja: Feliz dia da MULHER!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...