quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que tivemos e não compartilhamos


Faz muito tempo que escuto de amigas e amigos meus, que são pais, que eles deram para os filhos tudo o que não tiveram na vida. Acredito que esse seja o desejo da maioria dos pais; proporcionar aos filhos uma vida melhor do que a que tiveram. Assim, muitos pais realmente se esforçam para dar tudo aos filhos: as melhores roupas, as melhores viagens, os melhores brinquedos, carros, celulares, etc. Também se preocupam com a formação acadêmica, e pagam as melhores escolas, para que os filhos frequentem as melhores faculdades. 

Tudo isso é mesmo muito importante e muito bonito, e não pensem que sou contra dar aos filhos o bom e o melhor. Não sou tão cruel assim! Entretanto, o que tenho visto, em muitos casos mesmo, é que os pais deram tudo o que não tiveram, mas se esqueceram de dar também tudo o que receberam de seus velhos pais na vida: valores, educação (aquela que se aprende em casa!), respeito, cultura, tolerância, paciência, etc. Parece que tudo isso está se perdendo, pois os novos pais, que têm melhor poder aquisitivo, se esqueceram de dar atenção à sua formação como pessoa, aquela que seus velhos pais lhes deram, a muita custa, mas que os transformou em pessoas corretas, respeitosas, educadas, gentis. 

Se ninguém percebeu isso, ou não acha importante, me desculpe. Mas eu vejo isso todo o tempo, em jovens filhos que não respeitam os próprios pais, nem seus professores, que não cedem lugar aos mais velhos nos ônibus, que não têm paciência de esperar sua vez no trânsito, e fecham cruzamentos, e buzinam, e gritam, e batem! Vejo jovens filhos se importando mais com estética do que com ética, e fazendo plásticas, e tomando anabolizantes, para ficarem mais bonitos. Mas nunca estão contentes. Vejo jovens talentos pisando nas cabeças de outros colegas de trabalho, para subir na vida, para ter sucesso. E colecionando milhares de amigos no Facebook, sem ter nenhum para sair no fim de tarde, para uma conversa num barzinho. 

Ninguém vê que faltou alguma coisa? Ninguém vê que faltou o pai falar da importância de agir correto, de crescer lutando honestamente, de valorizar amigos, pais, professores, e de aprender com eles?! Ninguém vê que faltou o pai educar o filho, para ele não gritar com os outros, para ele ser gentil com crianças e idosos, para ele respeitar as leis, as regras de conduta em sociedade?!?! 

Para mim, nem o Gigante acordou, nem nossa sociedade, que deixou de dar a seus filhos tudo o que teve, para dar somente o que não teve!


Tania se preocupa muito com o comportamento da sociedade, e não está otimista com tudo o que tem acontecido


Um comentário:

Nana disse...

Estava conversando exatamente sobre isso com a minha mãe há pouco.
Na ânsia de suprir necessidades próprias ou abater a culpa pela ausência ou falta de carinho, os pais usam essa desculpa para cobrir os filhos de mimos e não vêem que estão estragando seu futuro.
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...