terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brasileiro, Profissão Esperança

Em cartaz no Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, até 13 de dezembro, o musical “Brasileiro, Profissão Esperança” é uma ótima opção para quem aprecia a música popular brasileira. Este musical foi escrito na década de 1960 por Paulo Pontes, e obteve grande sucesso na década de 1970, com Paulo Gracindo e Clara Nunes. Agora, repaginado, dirigido e produzido por Pedro Paulo Cava, que já fez “Mulheres de Holanda”, sobre o universo feminino na obra de Chico Buarque, e “Estrela Dalva”, sobre a vida de Dalva de Oliveira, este peça volta a ser atual e um bom convite para se discutir os rumos sócias e políticos do Brasil, além de ótimo divertimento.

A peça conta as vidas da cantora Dolores Duran e do cronista Antonio Maria, e, assim, passeia pelo cotidiano e pelo cenário artístico do Brasil nos anos de 1950 a 19680, incluindo músicas de artistas que foram influenciados pela dupla. Além das crônicas de Antonio Maria e das músicas de Dolores Duran, interpretadas ao vivo pela atriz Rose Brant e pelo ator Mário César Camargo, com acompanhamento de piano, percussão, violão, também ao vivo no palco, há também músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque, Maysa, Edu Lobo, Paulinho da Viola, entre outros. E há também textos de Vinícius de Moraes, do poeta português José Régio, de Paulo Francis, de Pedro Paulo Cava. É maravilhoso, e relembra um Brasil que, mesmo com problemas, corrupção, repressão, ainda tinha esperança; ainda acreditava no amor.

Diferente da montagem da década de 1970, que foi gravada e recentemente remasterizada em CD, e pode ser ouvida e sentida no tom forte e triste, a peça atual mantém a esperança como ponto alto, e mostra que ainda é preciso ter esperança em nosso país, pois essa é a marca do povo brasileiro, é nossa profissão, como diz a peça, nas palavras de Antonio Maria. Não deixe de ver!

Tania gosta de sugerir programação cultural neste blog, pois acredita que cultura deve ser divulgada, promovida, vista por todos, como forma de lazer, e de educação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...