terça-feira, 1 de junho de 2010

Médicos e médicos

Sinto uma dor há alguns anos já, que nunca investiguei porque era bem esporádica. Agora que passou a durar horas e as crises têm dias, no máximo, semanas de intervalo, resolvi buscar a causa e a cura.

Fui a um ortopedista que logo matou a charada: ah, tu escreves muito no quadro, é isso! E abriu um sorriso vitorioso. Não, expliquei eu, escrevo pouco no quadro, meus alunos têm 6 anos e faço poucas atividades no quadro. Ele pediu ansioso: mas tua dor irradia para o braço, não é? Não, expliquei, como já disse, ela não irradia para o braço...

Fui a uma neurologista que logo matou a charada: ah, tu escreves muito no quadro, é isso! E abriu um sorriso vitorioso. Não, expliquei eu, escrevo pouco no quadro, meus alunos têm 6 anos e faço poucas atividades no quadro. Ele pediu ansioso: mas tua dor irradia para o braço, não é? Não, expliquei, como já disse, ela não irradia para o braço...Deduzi que eles preferiam que eu estivesse infartando, para ao menos saber o que eu tinha! Dedicado, ele pediu um exame da cervical e logo diagnosticou: bico de papagaio! É isso que causa as crises, faça fisioterapia e estará bem!

Como? Bico de papagaio? Aquelas míseras ondulações causam toda essa dor? Por quê? Como?

Muito desconfiada, fui a outro neurologista (que, para agradar a Lady Murphie) não atende pelo meu plano de saúde. Ele ouviu tudo o que eu disse! Pasmem!

Fez exames clínicos, perguntou sobre vários outros sintomas que eu podeira ter ou não. Pediu alguns exames, levantou hipóteses... E no final disse: eu não sei que tu tens, mas vamos descobrir!

Aí eu me pergunto: esses três médicos têm uma formação básica comum? Os três têm vocação? Os três têm profissionalismo?

Eu não preciso de um House, mas eu preciso de um médico que me escute, que me explique as coisas, e que não tenha medo de dizer que não sabe, mas que se empenhe em saber!

Renata fica boquiaberta com o descaso de alguns médicos pela saúde dos próprios pacientes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...