terça-feira, 11 de maio de 2010

Custa escrever certo?

Nos meus dez anos de magistério, vi inúmeras formas de ferir a ortografia. Erros crassos, difíceis de entender e de corrigir. Como quando, numa turma de alfabetização, pedi que desenhassem algo que começasse com “ar”. A menina desenhou uma garrafa, e me explicou que dentro tinha arco. Entenderam? Arco = álcool. Mas isso é compreensível, afinal, as pessoas vão à escola para aprender.

Agora, erros em propagandas, jornais, livros, e mídias em geral, me irritam profundamente. Custa escrever certo? Se tiver dúvida, procure no dicionário. Ou pergunte pro Google. Sei que neste blog, às vezes, deixamos passar alguns errinhos, plenamente justificados pela correria e são erros de digitação.

Hoje, lendo um livro técnico, me deparei com DOIS erros horríveis, na mesma página! Ninguém revisou isso, não? E ainda há os erros de gramática, que são tão irritantes quanto os de ortografia.

E há os erros engraçados, como a manchete do jornal: “Fulano fala de vício em livro”. Juro que tive que ler a matéria só pra ver se o cara era viciado em livros! Talvez houvesse um telefone para grupos de ajuda, e me interessei! Pode ser que essa frase não esteja errada, mas não cumpre sua função de comunicar uma notícia.

Além do mais, escrever errado mostra que a pessoa não se dedicou minimamente para o que escreveu e, por consequência, para o receptor.

Enfim, gostaria de saber por que as pessoas não tomam cuidado com o que escrevem para que seja possível ler e entender? A comunicação em si já é um milagre; pensem: elaborar uma ideia, um conceito mental, traduzir em palavras (faladas ou escritas) de forma que outro cérebro, completamente diferente do seu entenda o seu conceito inicial! É incrível! Vamos colaborar, escrevendo mais corretamente?

Renata acha a comunicação algo milagroso, e pensa que se ela fosse mais efetiva, o mundo seria melhor. Vamos fazer nossa parte e procurar escrever certo?

2 comentários:

Dany disse...

Tem dias que me bate um excesso de fúria quando vejo certos atentados à língua portuguesa. Aproveitei e postei o link da reportagem no meu twitter. Sucesso!!! Bjus!!!

Ich, Hausfrau disse...

O pior de tudo isso é saber para ser jornalistas não será necessário curso superior... se com graduação a gente já vê cada assassinato da língua portuguesa no jornal, imagina agora!?
Abs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...