terça-feira, 29 de março de 2011

A etiqueta do ônibus

Em função de escolhas de vida que em breve serão tema de outro posto aqui no blog, tenho viajado muito seguido de ônibus.

E presencio cenas inacreditáveis. Surreais. Toscas, mesmo.

Por isso, decidi escrever algumas regras básicas de etiqueta no ônibus:

- nunca, jamais, por razão nenhuma, passe perfume quando for viajar. O cheiro mais caro da prateleira pode ficar insuportável com vidros fechados e ar circulando poeira.

- o encosto para os braços que há entre os bancos pertence a ambos os passageiros. NÃO coloque seu braço sobre todo o apoio, e NUNCA coloque seu braço na área da poltrona ao lado.

- nunca toque o passageiro ao seu lado, a não ser em casos extremos, como quando ele está roncando em altíssimo tom, e você pretende apenas fazer uma boa ação para o resto do ônibus.

- quando o passageiro ao seu lado colocar os fones de ouvido, ligar (ou fazer de conta que ligou seu dispositivo de som) e fechar os olhos, NÃO fale com ele. E, como diz a regra anterior, NÃO toque nele.

- fones de ouvido são para prazer sonoro INDIVIDUAL. Ninguém mais precisa ouvir: não deixe o volume no máximo, não cante junto, não batuque.

- sente na poltrona que você comprou. Evita muitos mal entendidos. Queria outra? Comprasse antes pra poder escolher. Ou pegue o próximo ônibus.

- nada justifica comer salgadinho dentro do ônibus. Exceção feita, é claro, para ônibus de excursão de escola. E só.

- assim que o ônibus parar e abrir as portas, TODOS os passageiros vão sair. Eu juro que nunca vi um ônibus arrancar com as pessoas ainda dentro, tentando sair. Podem confiar. Dá pra sair tranquilamente, um por um, sem pânico.

- se houver urgência inadiável de fazer o número2, não faça. Nunca faça o número 2 em ônibus. Ninguém precisa respirar a sua alimentação digerida há 4 dias e “transformada”. Segure.

- as conversas ao celular interessam a duas pessoas: a) emissor: aquele que ligou e que deseja falar algo; b) receptor: aquele que recebeu a ligação e vai receber a mensagem. E só!

- a cortina que está do seu lado permite/restringe entrada de luz que não vai só para o seu lado. Pense nos outros e seja educado.

- essa regra vale para ônibus e para o resto dos lugares do mundo: não jogue lixo no chão!

Renata pensa que viajar de ônibus é um bom momento para exercer a cidadania e cumprir o mais novo manual de etiqueta no ônibus. Especialmente para quem senta ao seu lado!

P.S.: quem quiser complementar as regras, fique à vontade! =)

7 comentários:

Anônimo disse...

se sentires uma vontade incontrolável de chutar, dar totoveladas, joelhadas ou cabeçadas no banco da sua frente, CONTENHA-TE! a pessoa da frente vai sentir tudo, quase como se não houvesse um banco entre vocês!

Anônimo disse...

hahahaa...muito bom texto. Adorei as regras.
Lembrei de uma viagem que fiz certa vez de Recife para uma cidade do interior de Pernambuco( 4 horas de viagem), crianças vomitavam , idoso tossiam , gente gripada com o peito cheio de secreção e tossiam e tossiam, alguém não tava bem do intestino e liberava flatulências que tenho quase certeza ,deixava o ambiente com o cheiro do inferno. Tudo isso num ônibus lento, climatizado e totalmente fechado. Eu, acreditem, quase desejei morrer.
Regrinhas então:
Quando forem viajar com crianças , não encham a barriguinha delas de comida antes de embarcar.
Se estiverem gripados, favor adiar a viagem. Caso não seja possível, providencie remédios e um lenço que abafe o máximo possível o som da tosse com catarro.
Tomem banho antes de viajar, sabonete suave, não exagerem no perfumem, por favor, mas ir fedendo é de matar um.
Tá ruim do intestino, não siga viagem, pelo amor de Deus.
Beijos,
Selma .

Huguinho disse...

kkkk...às vezes deixo de viajar de ônibus por causa da falta destas etiquetas, no entanto, esqueço que de tão ridículos alguns atos, tornam-se engraçados. Em transporte público, é o melhor lugar para aprender a falta de educação de algumas pessoas. Essas etiquetas são coisas simples dá para aplicá-las bem ao meu ver.

Renata disse...

Ah, bom ver por esses comentários que não sou tão doida, nem tão intransigente, assim!
Viva a etiqueta no ônibus! Eu penso em imprimir e levar comigo, dar pras pessoas lerem! Hehehe!
Renata

Andréia B. Borba disse...

Huahauhauhauah!
Post perfeito!
Amei!
E, nossa, dá para incluir muitas outras, ainda...Acredito que todo mundo que já viajou de ônibus é capaz de lembrar de alguma situação que mereceria um manualzinha básico de etiqueta...
Eu lembro de duas:

Situação 1: Eu viajava de Cxs a Florpia. Sentou um tipo do meu lado. Eu dormia. Ele me acordou para oferecer coca cola. Agradeci. Dormia novamente. Me acordou para oferecer Baconzitos. Novamente agradeci. Estava quase adormecendo novamente quando o tipo me acorda. Com um arroto!!! Ninguém merece!

Situação 2: Ia de Cxs à PoA, lendo. Sentou um indivíduo ao meu lado, que viu que eu estava lendo. Perguntou o nome do livro. Respondi e continuei a leitura. Passaram-se alguns minutos, perguntou do que se tratava o livro. Respondi. Minutos depois ele interrompe novamente minha leitura para perguntar "e este livro é bom?". Argh! Sem um pingo de paciência, respondi "Não. Detestável!". Ele ficou muito sério. Minutos depois solta essa pérola: "Mas que coisa...Eu não entendo essas pessoas que comprar livros que não gostam e continuam lendo mesmo achando eles uma porcaria.". Por Deus! Que vontade de fazê-lo engolir o livro!

Madeixa de Maria disse...

Texto indispensável para colar em todos os encostos dos bancos do ônibus... assim se tornará dispensável a comunicação entre passageiros sobre assuntos desagradáveis... ha!
Muito bom!
Beijos!

Advokete disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei!! Mas sinto informar que os cartazes daqui a pouco terão que ser afixados em aviões também!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...