sexta-feira, 11 de março de 2011

Mudanças Sociais

Saiu na Playboy deste mês, página 34: “Kerry Whybrow, um ex-bombeiro inglês que fez uma cirurgia para virar mulher, casou-se com uma jamaicana lésbica 30 anos mais nova. O casal se conheceu em um site de relacionamentos, e a união civil aconteceu na cidade de Norfolk, na Inglaterra.”

Será que todo mundo percebeu quanta mudança social foi expressa em apenas um parágrafo? Há muito pouco tempo atrás isso tudo era impensável!!!

Estou com trinta e três anos. Quando eu tinha 15 anos, ou seja, há 18 anos atrás, pouco tempo em termos de sociedade, a única transexual que eu conhecia era a Roberta Close!! Linda, por sinal! É claro que havia os travestis, mas que eu saiba nenhum deles havia feito cirurgia para mudança de sexo e a Roberta Close ainda passava o constrangimento de ter que apresentar o documento de identidade com o nome de registro civil.

Também naquela época, um inglês conhecer um jamaicano sem que um dos dois se deslocasse de onde estivesse e encontrasse o outro, seria praticamente impossível. Naquele tempo imperavam as cartas. E mails não funcionavam como hoje. Lembro que passei um ano na Tailândia, recebi mais de trezentas cartas, enviei certamente mais de 300 também e nunca enviei nem recebi um e mail sequer. Simplesmente não havia esta facilidade. Pois Kerry, da Inglaterra, conheceu sua cara metade na Jamaica através de um site de relacionamentos!!

Há pouco menos de vinte anos atrás eu estava entrando no Colégio Técnico da UFMG. Lá tinha um laboratório de informática, ou seja, computador em casa não era uma coisa tão comum assim, quiçá internet! Orkut? Linked In? Facebook! Faz-me rir!!

E alguém casar com outra pessoa trinta anos mais nova não causava tanto espanto assim, né? Mas era inconcebível um transexual se unir com uma lésbica, ainda mais trinta anos mais nova. Isso, gente, não faz muito tempo não. Foi só há vinte anos. Ali na minha adolescência.

Outra coisa. Alguém reparou que a união civil foi na Inglaterra? Melhor: alguém reparou que houve união civil? Gente, haver união civil tem vários significados!!! Primeiro: o governo britânico não é hipócrita feito o nosso e reconhece juridicamente a mudança de gênero. Segundo: o governo britânico é civilizado o suficiente para reconhecer juridicamente a união civil entre pessoas do mesmo sexo, inclusive uniões binacionais.

É muita mudança. E muito rápido. Fica mais complicado se adaptar assim. Mas a gente tem que tentar se adaptar sempre. Porque não é uma simples questão de querer se adaptar. É uma questão de civilidade. De respeito com a diversidade, com o diferente. É uma questão de respeito com a gente mesmo.


Laeticia fica extremamente feliz quando vê a diversidade sendo respeitada. Mas fica triste quando constata que este respeito ainda é exceção.

2 comentários:

Hanny Meire disse...

A gente se assusta mesmo !

Carlinha disse...

E viva a civilidade.Viva o respeito e a diversidade!!!

Estamos no caminho... espero que logo as pessoas caiam na real e vejam que cada um tem o direito de amar como quer e o dever de respeitar o próximo.

Muito bom, Leleca!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...