Semana passada me emprestaram um livro que me interessou pela autora, mas que eu não sabia que seria tão bom! Trata-se de “A Riqueza do Mundo”, de Lya Luft. Fiquei tão impressionada com o conteúdo do livro, que resolvi indicá-lo a todos os que não têm medo de ler verdades. Pois é disso que as crônicas presentes em “A Riqueza do Mundo” tratam, verdades.
A autora não tem medo de discorrer sobre nossos problemas sociais, sobre a imagem que o brasileiro para do Brasil no exterior, e do quanto essa imagem exótica é pequena. Fala também dos problemas de violência, da falta de limites das crianças da atual sociedade, do quanto os pais não educam seus filhos, do quanto o politicamente correto exclui mais do que inclui, dos preconceitos que temos, e dos que criamos, das mulheres que sofrem violência doméstica, entre outras questões fortes e polêmicas.
Além disso, fala de temas simples e belos, como o amor de pai e mãe, como as lembranças de infância, de amizade, amor e velhice. Fala também de questões atuais, como o bom e o mal uso de tecnologia, do consumismo, dos valores morais, e, mesmo tratando de temas tão delicados, uns lindos, outro problemáticos, outros tristes, há sempre a esperança de uma consciência que surja disso tudo, e melhore nossa sociedade tão doente, tão carente, tão isolada em meio à riqueza do mundo!
É um livro para quem quer pensar, refletir, fazer melhor, viver melhor. Não deixem de ler!
Tânia sempre reclama de muitas das coisas que Lya Luft escreveu em seu livro, como a falta de valores, falta de respeito e desvalorização da educação. Mas também continua lutando para que o mundo seja um lugar melhor, e fica feliz quando vê que há mais gente lutando também!
3 comentários:
Eu adoro receber indicação de bons livros. Gosto da Lia e este eu não conhecia. Vou ler. Beijos!
Gosto muito dessa autora ! Adorei a sugestao, vou ler !
Li e recomendo,simplesmente maravilhoso!
Postar um comentário