sexta-feira, 12 de junho de 2009

Minha Alma

A Alma Imoral

Conheci a Clarice Niskier no mesmo dia em que conheci o Domingos de Oliveira. Então, pra mim eles são quase uma coisa só. Mulheres de 40, Amores, Separações, apesar de provocarem reflexão, são filmes leves, também provocam risadas. Não conseguia imaginar a Clarice Niskier em uma peça que não fosse do Domingos de Oliveira e, principalmente, numa peça densa. Tive que pagar pra ver. Meninas, babei. A peça é simplesmente fenomenal. Aquele Prêmio Shell não foi de graça. A palavra é brainstorm. Vou precisar de meses pra tirar algumas conclusões. Rabino Nilton Bonder, vou ter que ler seu livro umas quinze vezes. E tenho certeza de que não vou me arrepender.

**************************************************

A Alma Egoísta

Minha avó sempre foi uma espécie de segunda mãe. Quando minha mãe queria me dar uns tapas, era pro lado da minha avó que eu corria. Aí ela me segurava pra minha mãe me dar os tais tapas! Certamente eu merecia! Ela só aconselhava minha mãe a não me dar tapas, mas sim chineladas porque senão ela apanhava também. Instintivamente vovó conhecia a 3ª Lei de Newton. Mas agora minha avó está com oitenta e sete anos, doente, há quinze dias no CTI. A gente tava quase saindo no tapa pra poder visitá-la. Ontem à noite eu fui lá. A infecção não cede nem a pau, mas ela está mais consciente. Tanto que tentou arrancar a mangueira do oxigênio duas vezes. Não deu pra segurar. Abri o berreiro quando vi aquilo. Mas acabei ficando feliz de ver que ela estava, em termos, melhorando. Mesmo eu sabendo que se minha avó voltar pra casa, ela vai voltar pior do que quando saiu, eu quero que ela saia. Definitivamente, o ser humano é muito egoísta.

***************************************************
A Alma Sonhadora

Há doze anos eu voltei da Tailândia. Há doze anos eu sonho em voltar, em rever minha família. Há doze anos eu sonho em ter certeza de que aquele ano não foi um sonho, que foi real. Esta semana, mesmo não tendo voltado à Tailândia, eu realizei parte do meu sonho. Minha prima tailandesa está lá em casa com o marido. Pudemos conversar um monte, lembrar de muitas coisas, muitos momentos, muitas pessoas. Pude ver que ainda consigo falar tailandês! Melhor, consigo entender, o que é mais difícil. Sábado iremos à Ouro Preto e domingo iremos ao Rio de Janeiro. Ela e o marido querem conhecer o Patrimônio da Humanidade e a Cidade Maravilhosa. Ambos sonhavam em conhecer o Brasil. Eu sonho em voltar à Tailândia. Agora eu tenho certeza de que aquele ano foi real.

Laeticia acha que esta semana foi muito cheia de emoções.

2 comentários:

Hanny Meire disse...

Melhoras pra sua vovó !

Júlia disse...

Boa viajem.
Melhoras pra sua Avó.



òtimo textoo!!!



bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...