terça-feira, 29 de junho de 2010

Sentir, respirar, cantar

Perdoem a fraca alusão ao título do best seller, mas acredito que há passos para se chegar a qualquer lugar. No meu caso, o “lugar” é o cantar. Já escrevi aqui algumas vezes sobre o coral de que faço parte. Ao qual frequento, com minha filha, semanalmente, por mais cansada, ou irritada que esteja. Daí se pode ter a noção de quão prazeroso é.

Sempre tive o desejo de cantar, sempre gostei, mas era algo para mim e, no máximo, para os alunos do ensino fundamental.

Antes de cantar, é preciso sentir. É preciso querer se conhecer, se expor, se expressar. É preciso querer. É preciso amar.

Depois, é preciso saber: saber respirar, saber como funciona seu corpo, sua voz, o som. Saber a música. Saber com quem e para quem se canta.

Aí sim, canta-se! E é muito bom! É uma entrega. É um presente para si e para quem ouve.

Domingo o coral se apresentou no XIV Canta Caxias, um encontro de corais do município. E pude sentir em cada célula do meu corpo a energia dos outros cantores, do público, do regente que se empenhou demais... Senti o som do coral, um canto solidário, como nos ensinou a preparadora vocal, e não solitário, nos unindo e apoiando. Senti toda a expectativa, a adrenalina, toda a vida daquele momento!

Renata adora cantar, cada vez mais! Agradece a todos que a ajudaram a melhorar e a crescer: ao regente, à preparadora vocal e aos colegas! E parabeniza a todos!

2 comentários:

Cristiane Veiga disse...

E quem canta, encanta...

Virei leitora assídua!

Angel disse...

Que lindo Rê!
Queria muito ver isso, tb adoro cantar, mas não fui tão longe quanto você, aliás nem tenho "talento" pra tanto...
Fico muito feliz por sua realização!

bjo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...