terça-feira, 10 de agosto de 2010

Manias

Todo mundo sabe que gente é uma coletânea de manias. Na realidade, são as manias, e não as escolhas como dizem os pensadores, que nos tornam quem nós somos.

Tem gente que tem mania de dormir de meia, de cantar junto com qualquer música, de usar cotonetes 5 vezes ao dia, de pentear o cabelo toda hora, de esfregar o olho, de comer lendo (ou ler comendo), de ler antes de dormir... (Ok, confesso, essa gente sou eu, no caso).
Mas cada um tem suas manias, umas mais reveláveis que as outras, mas todos têm.

Uma das manias que mais me chama atenção é a de colecionar. A maioria das pessoas já teve sua fase de colecionar alguma coisa. E os psicólogos da educação dizem que é muito saudável, uma forma de auxiliar na organização do pensamento. Existem coleções da moda, incentivadas por causas externas, como foi a obsessão por completar o álbum da Copa. As mais variadas pessoas nos mais variados lugares falando de quê? Figurinhas. Esse é um tipo de fenômeno coletivo e efêmero, muito interessante.

Existem coleções que são típicas da fase da vida; na infância eu amava minha coleção de papéis de carta! Era moda na escola e eu dediquei muitos recreios a fazer trocas difíceis, em negociações ferrenhas. A não ser quando a tal troca era com meninas menores, que trocavam o que eu quisesse, pois eu era das “grandes”.

Hoje eu ainda tenho a tal coleção, mas ela é apenas um souvenir daquela época. O que coleciono mesmo são frases, desde as irônicas às mais divertidas. Me encanto com o poder das palavras e há coisas que foram tão bem ditas, que não há razão para tentar falar de outra forma. Fico muito feliz quando incluo na minha coleção algumas frases minhas!

Renata abriu suas manias e coleções. Quais são as suas?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...