sábado, 4 de dezembro de 2010

Retrospectiva

Todo mundo faz promessa de Ano Novo, e, na verdade, a maioria não cumpre. Fica para o próximo ano. Eu, depois de muitos anos sem fazer promessa nenhuma, pois desacreditei mesmo dessa história, resolvi fazer uma no fim do ano passado, para este ano. O texto foi publicado neste blog, em janeiro deste ano.

Eu prometi “ligar o foda-se”, e pretendia fazer de tudo para consegui-lo. Eu queria me preocupar menos com as coisas, com os acontecimentos, com o que eu não consigo mudar, com o que não depende de mim, etc. Eu queria que essas coisas me afetassem menos. Assim, comecei o ano de 2010 empenhada em mudar de atitude frente a problemas, aos pequenos e aos grandes. Quando havia muita coisa para resolver, eu tentava me desligar do que era menos importante, me concentrar no urgente, e fazer, sem pensar muito. Depois eu resolvia os pequenos problemas. O que eu não conseguia resolver, quando havia cobrança, eu tentava não mais falar que não era possível, como fazia antes, e me desgastava. Eu passei a falar que estava em andamento, ou coisa parecida. Amigos e colegas me ajudaram com as desculpas para o que eu não podia fazer, e era cobrada, para evitar desgastes. Isso foi muito bom.

Infelizmente, só funcionou com pouca coisa. Ainda falta muito para que realmente conseguir “ligar o foda-se”. Eu ainda me preocupo muito com as cobranças, e com o que eu não consigo fazer. Mas já houve uma mudança, e isso me deixa mais tranqüila. Vou tentar repetir a promessa de Ano Novo, e vou tentar com mais afinco. Pelo menos, sei que houve mudança. Aliás, com relação ao que as pessoas pensavam, ou pensam de mim, nisso eu consegui “ligar o foda-se”. Antes, uma opinião sobre minha personalidade, ou sobre minhas atitudes, ou sobre meu jeito de ser, ou de vestir, tudo isso me afetava muito, me deixava muito triste, e era horrível. No fim do ano passado eu resolvi levar essas opiniões com humor, e isso foi ótimo! Eu passei a não me preocupar com o que as pessoas pensam de mim, e fiquei mais leve. Passei a fazer piada dessas pessoas, e passei a rir de cada situação. Resultado disso foi que a minha cobrança comigo diminuiu.

Sei que ainda falta muito, mas foram passos importantes, e para frente. Dessa vez, as promessas de ano novo valeram!

Tania voltará a fazer promessa de Ano Novo, e pretende levar a sério o “ligar o foda-se 2011”. Vamos ver no que dá.

2 comentários:

Mima D. disse...

Apesar de não ter sido promessa de ano novo, também tinha decidido ligar o meu.
Por vários problemas e contratempos, não consegui chegar ao final deste ano com ele ligado para todas as situações. Algumas coisas ainda me incomodam muito, de fato.
Mas foi ótimo ler aqui um incentivo para não desistir e tentar me desligar mais do que as pessoas pensam a meu respeito.
Bjs e obrigada pela inspiração!

Unknown disse...

Eu pretendo ligar o meu em 2011 ... pq tá demais rs ... o mínimo q eu consegir me desligar já terá sido uma vitória ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...