domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Noite (que vem sempre depois do dia)

Terça-feira.
22 de fevereiro de 2008.
22:30 horas.
Centro de Belo Horizonte.
Ruas lotadas de jovens, vindo de faculdades, cursinhos e trabalhos.
Pontos de ônibus lotados.
Bares igualmente lotados.
Por uma série de razões, a noite belorizontina é jovem.
À noite, a rua me pareceu até mais cheia que o dia, nunca havia imaginado isto...
O lixo também é grande.
Depois de um dia inteiro de papéis e pontas de cigarro no chão, os garis (invisíveis para a maioria da população) limpam as ruas.
O que será que esta imensa massa jovem pensa da vida a esta hora do dia, voltando para casa?
Quais seus anseios, medos, desejos, problemas?
A minha massa cinzenta, neste momento, só pensa em um copo d’água e num lugar para sentar no ônibus.
Não é muito, mas, após um dia inteiro de trabalhos variados e aulas, é tudo.
20 km depois.
Zona norte.
23:30 horas.
Casa.
Água no copo.
Água no chuveiro.
Lanche.
0:00 horas.
Cama.
Sono zzzzzzzzzzz.
Amanhã começo de novo...

Marília, sempre respeitou muito quem trabalha o dia inteiro e depois encara uma sala de aula. Vive isso neste momento e sabe que vai suportar esta dura rotina, assim como estes muitos” jovens” que fazem isso diariamente e sobrevivem...

3 comentários:

Angel disse...

Eu também vivo isso e sobrevivo, a duras penas como você deve bem saber. Mas a recompensa é real e incontestável.

Beijos!

Paula disse...

Qualquer jornada dupla deve ser respeitada, porque não é fácil... Profissional/estudante, profissional/mãe, profissional/profissional...
Admiro todos com força de vontade para tanto.

Sisa disse...

Laeticia fez faculdade em um esquema diferente do meu. Ela trabalhava de dia e estudava de noite. Eu fui pra uma cidade universitária ficar por conta de faculdade. E eu via que era completamente diferente, e entendia quando ela dizia que não era uma estudante que trabalhava, e sim uma trabalhadora que estudava. Tenho uma amiga que fala que trabalhar e estudar não é pra quem quer e nem pra quem pode, é pra quem aguenta mesmo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...