sábado, 2 de fevereiro de 2008

Perdida e Fatal

Sexta-Feira, fim de tarde. O foguetório no morro anuncia a chegada da polícia para a operação rotineira de batida. As sombras se movimentam nos becos, provavelmente se posicionando para o caso de um confronto.

As pessoas voltam para casa, depois de um árduo dia de trabalho. Estão cansadas, e, mesmo sabendo do perigo de transitarem ali, naquele momento, muitas delas não correm mais à procura de abrigo, assustadas com o movimento. Elas se acostumaram. Toda a gente do morro tem medo, mas é preciso viver, trabalhar, sair, e o medo, principalmente sendo cotidiano, não pode impedir as ações dessas pessoas.

Após os fogos, há um momento de silêncio que anuncia a tragédia. Esse momento, temido até pelos que já se acostumaram, parece extremamente longo, como se cada movimento se passasse em câmera lenta. Na verdade, a duração do momento é curta, é quase um flash, mas todos sabem o que representa.

Ela saiu quente, em disparada, certa de que chegaria ao seu destino rapidamente e realizaria seu trabalho de forma eficiente. As pessoas que a viram sair, desviaram de seu caminho, temerosas de um encontro.

Todos na rua a conhecem, e temem seus atos. Ela ficou muito famosa há anos, e sempre aparece na televisão, nos jornais, e é sempre muito comentada. E se orgulha disso. Mas Ela é má, e destrói as pessoas com quem cruza na rua, mesmo aquelas que nem conhece.

Acontece que seu temperamento esquentado, apressado, mais uma vez a fez desviar de seu caminho, e ela cruzou com mais uma pessoa desconhecida. Ela não perdoou aquela pessoa ter passado na sua frente, atrapalhando seu trajeto, e acertou-lhe um golpe fatal. A pessoa, uma cidadã que passava pela rua na volta do trabalho, foi parar no hospital, e não resistiu ao ferimento causado por nossa anti-heroína. Morreu.

Logo à noite, os telejornais noticiam a morte de uma trabalhadora, mas mal disseram seu nome. Isso pouco importava à imprensa, pois já estava acostumada com as mortes provocadas por Ela. Entretanto, a notícia da morte foi curta, mas os comentários sobre Ela tomaram grande parte do noticiário noturno. Ela já havia se acostumado a isso, e chegou a aparecer em telenovelas, em obras da literatura e em filmes no cinema. Virou um fenômeno. E, senhoras e senhores, mesmo tendo seu destino incerto, desconhecido, ela tem nome e sobrenome: Bala Perdida.


Tania voltou a escrever sobre o tema porque o acha incômodo para se calar. Prefere ser repetitiva e falar, e falar sobre o assunto, para que menos balas se percam de seus alvos para atingirem pessoas inocentes.

Um comentário:

Angel disse...

Que menos balas sejam atiradas, que consigamos sanar os motivos delas serem lançadas, que lutemos por mais dignidade e respeito.

Ótimo texto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...