sábado, 23 de agosto de 2008

O milagre (ou a redenção verde)

Após anos de comportamentos nada sustentáveis, de excessos de consumo e de desperdício de recursos naturais*, após uma revolução industrial, cultural e tecnológica calcada na irresponsabilidade para com as gerações futuras e com a integridade do ambiente sob a desculpa do progresso, eis que surge, milagrosamente, a solução: créditos de carbono!!!

Não sinta remorso pelo hábito de levar horas no banho, desperdiçando energia elétrica e água potável, no final do ano você pode plantar uma ou duas árvores e sua dívida estará paga!

E se você é fã incondicional de descartáveis e na gasta seus minutos preciosos no supermercado escolhendo produtos que sejam orgânicos, de empresa com responsabilidade ambiental (o que quer que isso represente de fato) ou ao menos com embalagem racional, não se preocupe, você pode até pagar alguém para plantar árvores para você e tudo estará pago!

Se antes a moeda era reciclagem, a redenção de todos os seus pecados egoístas, consumistas e inconseqüentes agora são os créditos de carbono!

Enquanto experts em qualquer coisa declaram que o efeito estufa é o grande vilão e a redenção de todos nós está nas árvores, milhares de pessoas que não estão a fim nem de realizar uma sinapse que seja e muito menos de repensar seu estilo de vida acreditam em qualquer bobagem que as isente de responsabilidade sobre o estrago causado pelos “homens”.

*tenho ressalvas quanto ao uso deste termo pois reafirma a idéia de que o mundo é como a despensa da nossa casa, na qual podemos nos servir de qualquer produto desejado, mas optei por usá-lo aqui pelo uso tão difundido.



Renata está um pouco irônica demais, provavelmente pela impaciência com gente que fala sem conhecimento e com gente que acredita sem pensar.... E se preocupa com as conseqüências dessa combinação. Torce para que cada vez mais gente olhe para os lados e veja que o ser humano não está acima de nada. Você já fez isso? Já pensou de onde vem a energia que usa? Para onde vai o seu lixo? Quanta água usa? Já?

Um comentário:

Angel disse...

É tão difícil as pessoas pensarem antes de falar. Ainda mais num assunto que pressupõe um pouquinho de conhecimento. E a preguiça de "conhecer"...

Não sou a rainha da consciência, mas procuro fazer um tanto razoável para melhorar o ambiente em que vivo.

bjo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...