sábado, 23 de fevereiro de 2008

Amizade é amizade… e ponto!!

Nos últimos dias duas amigas passaram por problemas e precisaram de colo, de carinho, de atenção e de um simples “estarei com você qualquer que seja sua decisão”.

A primeira delas é muito parecida comigo em alguns aspectos, gosta de se guiar pelo coração, deprime, surta, é batalhadora, meiga, inteligente, luta pelo que quer. Os defeitos eu não conheço muitos, mas um deles também temos em comum, mas não vou cita-lo aqui senão a amizade acaba. (hahahahaha). O fato é que essa amiga sempre morou muito longe de mim, apesar de ter tido um grande período que ela estava bem próxima, apenas alguns passos de distância. Mas a amizade começou mesmo quando havia um oceano nos separando, e ainda assim, foi crescendo de uma forma tão bonita que hoje nos consideramos amigas íntimas e de infância. Dividimos uma com a outra momentos alegres e difíceis das nossas vidas e mesmo com a distância somos muito, mas muito presentes uma na vida da outra.

A segunda não mora tão longe de mim, e apesar de estarmos sempre bem pertinho não somos amigas íntimas e de infância. Ela é uma pessoa doce, linda, meiga e brava, muito brava. (hahaha) Característica também parecida comigo. Nunca conversamos sobre coisas íntimas das nossas vidas, mas nos últimos dias, quando ela teve um problema bastante difícil, ela dividiu comigo. E eu fiquei muito feliz. Óbvio que não pelo problema, mas por ver que ela confiou em mim, que nem era tão próxima dela, para dividir um momento tão doloroso da vida dela. E além dessa surpresa, tive uma outra boa surpresa também... vi o quão forte e decidida ela é, características que eu não tenho em determinadas situações, semelhantes a que ela estava passando. Apesar dela ser muito doce e meiga, ela teve uma serenidade para passar pela situação que me surpreendeu, porque, eu (ou a primeira amiga que citei) surtaríamos completamente na mesma situação. (rsrsrs).

Mas o engraçado disso é que as duas precisaram basicamente das mesmas palavras, porém em contextos um pouco diferentes. As duas precisavam tomar uma decisão e as duas estavam com receio, medo, insegurança do que viria pela frente.

Uma delas me perguntou se eu ficaria do lado dela e daria colo mesmo que ela tomasse a decisão errada e depois sofresse com isso. E minha frase para as duas, em ocasiões diferentes, foi: “Você é uma pessoa muito especial e gosto muito de você, não importa a decisão que você tome, certa ou errada, consciente ou inconsciente, meu colo e meu carinho vão estar aqui, prontos para você.”

E esses dias me fizeram pensar muito no valor da amizade. E amizade para mim tem que ser assim, incondicional. É óbvio que eu dou minha opinião, aconselho, mostro o que eu acho que seria o melhor, mas não importa se a pessoa aceita ou não, se segue ou não. Para que serviriam os amigos se não pudessem ser encontrados também na hora dos tombos???

Bom, o final de tudo isso foi bom: as duas estão hoje felizes e eu também, não só por vê-las bem, mas também por ver nascer uma nova amizade com uma delas e por fortalecer ainda mais a outra.


Vivian é uma pessoa de poucos amigos, mas acha que eles são essenciais na vida, principalmente aqueles com quem podemos contar a qualquer hora, em qualquer situação, e temos a confiança que se tomarmos a decisão certa ou não eles estarão ali, para festejar com a gente ou nos dar colo.


3 comentários:

Angel disse...

Concordo com você. Amigos de verdade tem a mão estendida em qualquer situação. E esses devemos cultivar para toda a vida.

Bjos!

Sisa disse...

Como uma das amigas que contou com seu apoio incondicional, a única coisa que tenho a dizer é que agradeço muito sua amizade, que mesmo de longe tem sido muito importante na minha vida. Obrigada de verdade, pelo apoio e pelo texto (me senti tão querida, rs...)

Paula disse...

Oi Vi!
Lindo seu texto! Lindo mesmo!
O mais gostoso da vida é poder descobrir, nas piores horas, que existem pessoas como você: amigas, sinceras, honestas e que podem nos dar colo. Nossa amizade, nesta tempestade, já fez valer passar por tudo, acredite.
Só posso dizer muito obrigada, de coração. Gosto muito de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...