terça-feira, 1 de abril de 2008

O Exagero da Cor

Existem poucas cores que rejeito. O roxo, por exemplo, não tenho simpatia. Aquela cor de mostarda também não me conquista, se parece muito com o tom da minha pele. Dificilmente visto ou uso algo vermelho porque prefiro não ser o centro das atenções e vermelho é como imã, todos os olhos se focam nele.

Porém, esse texto é para falar do rosa, cor da qual ando meio cansada ultimamente. Por que será que tudo relativo à mulher (em qualquer idade) sempre tem uma referência rosa? As meninas crescem cultuando e amando o rosa. É a primeira cor que elas aprendem a falar e a identificar. Não é pra menos, a Hello Kitty usa roupa rosa e laço no cabelo rosa, e quase todos os brinquedos relacionados a ela são rosa. O figurino da Barbie é 80% rosa, o carro dela é rosa, os brinquedos relacionados a ela também são rosa.

E a moda acompanha todo esse exagero. Os sapatos e sandálias infantis femininos têm 90% dos seus modelos em rosa. Os mais interessantes modelos de roupas infantis são fabricados na cor rosa. O rosa, o rosa, o rosa. Será que o personagem Piu-Piu sofrerá uma mutação e ficará rosa também? O que o marketing tanto vê no rosa?

Embora ainda estranhe um pouco, me satisfaz ver um homem vestido com alguma camisa / blusa rosa. É muita coragem masculina fazer uso de uma cor que é endereçada à mulher, sugere a sensualidade e o romantismo e está ligada a todo o universo “Patricinha”.

Há 14 anos conheci uma moça com quem trabalhei, que era uma verdadeira garota propaganda da cor rosa. Tudo o que ela usava (caneta, papéis para anotações, roupas, etc.) era rosa ou tinha um detalhe rosa. E não tive notícias de mudanças a esse respeito. Será que ela colaborou para a criação do “Mundo Rosa”?

Chá, choque, bebê, envelhecido, variações do rosa. Estamos na era do Rosa e essa cor está por todos os lados, como praga. Feliz da Cinderela, com aquele vestidão azul...


Angélica gosta da cor rosa, só não gosta do exagero imposto pela mídia e pelo marketing. Incomoda-se ao ver meninas monocromáticas cor de rosa e aposta na mistura de cores para purificar e libertar a infância feminina.

4 comentários:

Mariana disse...

ai... adoro cores, menos rosa! odeio rosa! confesso ter uma queda por preto, mas to lutando por uma fase com mais cores e brancos no mundo! beijos coloridos!

Paula disse...

Angel, durante um longo tempo eu amei azul e detestei rosa. Na verdade, não gostava de outra cor que não azul. Hoje, azul ainda é minha cor favorita, mas já me entendo bem com as outras cores e tem dias que até dou uma de Penélope Charmosa, andando de vestido rosa por aí rs.
Concordo que cores não deviam ser impostas às crianças. Gostar de azul, rosa, preto, laranja não diz nada acerca da pessoa, é só um gosto.

Beijo.

Renata disse...

Não tenho nada contra rosa, mas tu sabe que eu falei esses dias pra umas alunas da minha escola sobre isso...Todas vão totalmente de rosa, incluindo mochila, todos os dias! Que medo! Que venha o arco-íris!
Bjs!

Anônimo disse...

Eu tb nao tenho nada contra o rosa, mas toda vez q vou comprar roupa pra minha filha, me vejo completamente sem opcão, afinal TUDO é rosa. Então ela acaba praticamente so usando coisas rosas. Q coisa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...