sábado, 3 de maio de 2008

Opinião formada

É bem comum as pessoas que já se sentem adultas dizerem que têm opinião formada sobre tudo. E aí você tem opinião formada sobre tudo?

Bom, eu acho esse negócio de opinião formada uma coisa meio relativa, e também acho que existem vários tipos de opiniões formadas. Tem aquela por exemplo que NUNCA MUDA, que é uma característica intrínseca do indivíduo, por exemplo sou anti-flamenguista de nascença e virei atleticana aos 10 anos. Tenho certeza absoluta que isso nunca vai mudar, mesmo que passei por momentos de deslizes, afinal a opinião formada que nunca muda também passa por crises de identidade. Aos 17 anos me apaixonei por um cruzeirense (sim, eu sei muito triste!), e em um daqueles momentos de loucura ele me fez vestir aquele pano de chão azul. Foi uma coisa de segundos, vesti aquele negócio pra fazer média com o cara, e de repente minha cabeça pesou, comecei a ficar a tonta e pensei: ‘Meu Deus, se alguém me vir assim??. Pânico total. Neste exato momento, a opinião formada que nunca muda falou mais alto e tirei a camisa imediatamente, foi neste hora que percebi que aquela opinião formada nunca ia mudar meeeesmo. Aleluia, então agora eu ia poder dormir tranquila, por mais gatinho que o cara fosse, eu ia ser GALO até morrer!

Estou falando isso porque também tem aquela opinião formada que muda, de acordo com a estação do ano, do namorado, do trabalho, da cor da moda e assim vai. Lá vai mais um exemplo da minha experiência. Sempre tive a opinião formada de que não ia querer fazer pesquisa com animais. Depois de um tempo comecei a trabalhar na faculdade de medicina, em um grupo bem legal. Conversei com minha chefe e falei que eu gostaria de não trabalhar diretamente com animais. Lá estava eu, lutando pela minha opinião formada. Para encurtar a história, posso concluir que 2 dias depois lá estava eu analisando cérebro de ratinho. Então a minha opinião formada foi por água abaixo, afinal eu faço tudo pela ciência (ou melhor tudo para manter o trabalho).

Ah sim, também tem aquela opinião formada cultural, tipo assim você ganha da sua família, às vezes você nunca nem parou pra pensar sobre o assunto, mas sua mãe te disse isso desde pequeno, então a gente vai deixando para lá aceitando o destino. Tem gente que passa a vida inteira com essa opinião formada cultural, vai passando para os filhos para os netos e assim vai, e tem gente que vai mudando essa opinião ao longo dos anos. Eu por exemplo fui católica através da opinião formada cultural, fiz catequese, ia na igreja. Quando fiquei maior fui mudando essa opinião e hoje sou entitulada ‘católica não-praticante’ , ‘atéia’, ‘herege’.
E aí você ainda acha que tem opinião formada sobre tudo?

Liz acha que as pessoas de trinta se sentem na obrigação de dizer que tem opinião formada sobre tudo, mas ela “prefere ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” (valeu, Raul!)

3 comentários:

Angel disse...

Com certeza podemos mudar sim, principalmente nos assuntos que não farão grande diferença para a humanidade.
Mas ser atleticana não tem preço, isso não muda, na alegria e na tristeza.

Atá um tempo atrás eu dizia que jamais me envolveria com homens mais novos. Daí, encontrei o Top dos gatinhos, beeeem mais novo que eu, lindo, fofo, tudo que muitos homens da minha idade deveriam ser e não são. Resultado, foi para o brejo a opinião formada. Não vejo possibilidade disso acontecer novamente, porque dois gatinhos TOP são como dois raios no mesmo lugar. Quase impossível...

Beijos!

Anônimo disse...

Conforme o tempo passa, acho que nunca tenho opinião formada de nada.
"Na minha opinião", ter opinião formada é relativo porque nem sei direito o que é ter "opinião formada".
Não vou comentar sobre futebol porque sou um dos raros brasileiros que não aprecia este esporte.
Abraços, menina!!!

Juliana C. Machado disse...

Ai meu Deus, acho que tenho cabeça de 30 (tenho 23) amei o blog , ou virar viciada, já estou vendo... Num momneto de crise estava eu no amigo google digitando coisas...daí coloquei "opinião formada" e vim parar aki! As vezes fco pensando que queria ser akelas pessoas com opinião muito formada MESMO! Mas eu sou mutante e isso as vezes me incomoda! Mas, para que ter opinião formada se o mundo muda! E a gente? Também!
Bjuuu - Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...