quinta-feira, 7 de maio de 2009

«Estagnamento» no sofá

Sete e meia da noite, esta é a hora que eu começo o meu «estagnamento*» no sofá. Me jogo no sofá e o dia acaba. Há uns meses atras eu conseguia com um pouco de estimulo sair do sofá e fazer alguma coisa. Mas gradativamente fui inventando boas desculpas pra me esquivar de ter uma vida depois do trabalho, tenho que admitir que algumas das desculpas realmente são muito boas:

É inverno, então é normal de ficar com mais preguiça.
O neném acordou muito cedo hoje, estou com sono e com motivo.
Não estou gorda, não preciso de me mexer.
Tenho que me dar o «direito» de não querer fazer nada de vez em quando.
Tá chovendo.
Trabalho, filho e casa. Cansa demais preciso de tempo pra relaxar e nao fazer nada
Ler um livro? blaah, passei o dia todo lendo no trabalho
Ver um filme? Nossa, ver fime implica em pensar. Prefiro a TV que não preciso pensar em nada, só «relaxar»...
Etc, etc etc
 
O tempo foi passando e cada vez mais eu fui me dando «o direito» de não treinar, de não ler um livro, de não sair pra visitar uma amiga, de não sair pra ir numa loja. Nada. Quando minha filha vai pra cama às sete da noite, pronto acabou.  

Os ultimos meses foram assim, estagnada no sofá. E o pior é que sinto que não tenho tempo para nada. Escrever um texto pro blog? Nossa não, to na correria. Escrever um e-mail pra uma amiga? Não, tô cheia de coisas pra fazer, deixa pra um dia mais tranquilo. Treinar? Que é isso com essa correria toda? Bom, com toda essa correria para começar o estagnamento do sofá, só se for. 

E enquanto eu escrevo o texto, eu começo a entrar no meu modus de «ei peraê, será que minhas desculpas realmente não são verdadeiras? Todas as mulheres modernas que trabalham, têm filho e cuidam da casa (e que não têm empregada) não andam reclamando da mesma coisa? Será que estou sendo contaminada pela «sociedade das mulheres maravilhas», que querem fazer tudo ao mesmo tempo? Ou será que estou com estagnamento de sofá crônico? 
Estou neste dilema... sem saber como fazer pra sair do meu estagnamento do sofá, ou sei lá quem sabe num é melhor admitir que a vida é assim mesmo depois que a gente tem filho? Humm será que essa foi mais uma desculpa pra minha lista de desculpas? Ou apenas mais uma realidade que  está sendo dificil de aceitar? 
 

Liz vai continuar a noite estagnada no sofá. De qualquer maneira foi um grande progresso que sentou e escreveu o texto no meio do estagnamento. Vai continuar pensando no assunto. Mas acho que vai ser mpossivel de saber que bicho que vai dar essa historia. 

*Minha gente, a palavra não existe, eu que gosto de brincar com o português.

3 comentários:

Lila disse...

Liz, mais uma vez dividimos realidades parecidas.
Eu tenho a mesma sensacao de que nao tenho vida fora do trabalho pois os afazeres diarios da vida longe da familia e das facilidades brasileiras "comem" nosso tempo.
So o "estagnamento" que as vezes gostaria de ter... :-) bicho carpinteiro mora em meu corpo e nunca me deixa parar... bem que eu queria poder curtir um tempinho no sofa.
Tudo tem seus pros e contras.
;-)
Beijos!

Pat disse...

Olá mulherada maravilhosa!!
Adorei o blog de vcs e com certeza aparecerei vez em quando por aqui.

Com relação ao seu post, estou começando a entrar nesse mesmo mundo de querer ficar de preguiça pós trabalho, mas estou lutando diariamente para não cair em tentação.
É necessário termos vida fora do trabalho, até porque ela passa rápido demais e quando menos nos damos conta, perdemos a praia, a piscina, o fds, o livro, os amigos, ....
Boa sorte aí para vc!!

Gisele Lins disse...

Puxa Liz, eu e o sofá andamos tendo um papo parecido. Na verdade eu e a cama, porque tem sido simplesmente irrestével aquela "dormidinha" quando chego do trabalho, podre, exausta, e acabo não fazendo mais nada de útil, a não ser lá pela uma da manhã, quando tenho faniquitos de arrumar armários e acordo podre no outro dia, começando todo o ciclo de novo.
Se você chegar à uma conclusão sobre isso ser desculpa ou se realmente a gente "merece" uma folguinha, por favor me conta!
Um beijão e força na peruca aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...