terça-feira, 16 de março de 2010

Qual a grande diferença?

Minha filha está fazendo cursinho pré-vestibular (ai, meus pés de galinha!) e sempre conta sobre as aulas e sobre os professores. E não sei se isso é fato no Brasil todo, mas me espantei com a tremenda diferença que há entre professores de ensino regular e de cursinhos!

Estou generalizando, obviamente existem exceções dos dois lados, mas os professores de cursinho ganham bem mais, têm muito mais status e têm uma produção e dedicação maiores que os de ensino regular.

As diferenças são gritantes: enquanto professores de cursinho dão seus e-mails e celulares para os alunos, case estes tenham dúvidas, professores de ensino regular, muitas vezes, se negam a atender alunos fora de seu período de aula, mesmo dentro de horário escolar.

No cursinho, os professores produzem o material didático que usarão baseados na pesquisa do que os alunos devem saber ao sair de lá; a maioria dos professores de ensino regular nem sabe o que os alunos devem saber a cada etapa de ensino e não produzem material didático.

Professores de cursinho têm aulas motivadoras com estratégias que visam à aprendizagem dos alunos, e não vou cair na discussão se isso é aprendizagem ou decoreba, fato é que funciona.

Não acho que uns tenham mais capacidade que os outros, não. Acho que o fato de haver competitividade entre cursinhos, e de o desempenho dos professores ser medido pela aprovação dos alunos, gera um esforço maior. Além, é claro, da compensação financeira.

Fiquei realmente chocada com as diferenças, e acho que muito do sistema educacional, referente ao regime de trabalho e remuneração dos professores deveria ser mudado, para que se tenha professores que realmente exerçam sua função, a de ensinar.

Renata escreve aqui às terças-feiras, às vezes mais indignada, às vezes menos.

2 comentários:

Júlia disse...

Nossaaa..falou tudoo!!
Tbm faço cursinho, mas me formei ano passado na escola regular e sempre tive essa dúvida, essa cruel dúvida!
As vezes paro pra pensar,mas até hj nao cheguei em nenhuma conclusão!
Fato é que, com suas exceçoes é claro, professor de cursinho é muito mais legal,talvez seja pq eles não dão provas, vai saber neh?

Muitoo bom o textoo...amei!!

Bjos, Júlia

Mia disse...

Isso se vc também tivesse mencionado o comportamento de professores que são, ao mesmo tempo, da rede regular e de cursinhos... a diferença é gigante! Eu morei em outra cidade em dois anos distintos, um para cursar o 3º ano do Ensino Médio e outro pra fazer cursinho... e dentro da própria classe "cursinho" há a diferenciação, porque eles inventaram até os cursos isolados, aos quais se dedicam mais: isolado de química, isolado de física, isolado de todas as matérias. Resultado: saí do cursinho "normal" e fui pros isolados. Diferença Gigante!!!

Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...