terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tensão Pré Janeiro

Janeiro é um mês danado! Quanta conta para pagar!? É assombroso! Mal começa dezembro, mês de festa e alegria (pelo menos para uma boa parte da população) e o medo do janeiro vem junto. Podemos chamar de tensão pré janeiro – TPJ. É moda! 

Quem de vocês guarda um tantinho do 13º salário para as despesas inevitáveis de janeiro? Não vale mentir... É fato que pouca gente opta por reservar parte do 13º ou juntar uma graninha durante o ano para não cair na areia movediça do janeiro. IPTU, IPVA, DPVAT, ZFJKDJC, MNREINA, enfim, são tantas siglas e $$$$$$ que a maioria prefere nem saber o que significa essa tralha toda. 

A situação se agrava quando se trabalha em uma empresa camarada, como eu, e o 13º e o salário de dezembro adiantam para que as pessoas fiquem mais felizes no natal. Felizes e nem sempre inteligentes. Tem gente que torra tudo comprando presente para a família toda, amigos, etc e esquece que aquela grana tem de durar 40 dias ou mais. Heeeeinn!? Quarenta dias? Sim, nesse caso a próxima graninha só sai no final de janeiro ou início de fevereiro, vai saber... 

Aprendi a poupar com a minha mãe. Ainda não pago todos esses Isssss da vida (hei de pagar em breve), mas sei perfeitamente o que fazer para pagá-los e ainda ter fôlego para respirar em Janeiro. Minhas aulas de economia doméstica (com mamãe) foram produtivas. 

Lá se vai janeiro levando consigo muita tensão. Para muitos a situação $ só se normaliza em março e olhe lá! 

Angel defende o planejamento financeiro familiar. Esse hábito pode evitar atoleiros financeiros, pitis grandiosos e divórcios.

Um comentário:

Dani Ank disse...

Oi Angel!
Todo ano falo que vou juntar um pouquinho todo mês para "respirar" em janeiro, mas não adianta...
Sou uma das que só ficam "normal" em março... um dia eu aprendo!

Bjs,
Dani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...