sábado, 20 de setembro de 2008

Chega logo, PRIMAVERA!!

Bom, eu estava devendo esse texto há algum tempo. Mas tinha pensado em dar uma trégua na minha peleia com o frio, mas foi ele quem começou!

Quando a temperatura ameaçou subir um pouquinho, algo como uns 18 graus, me animei toda, lembrei de que sou muito mais feliz no verão e...eis que acordo num belo dia e vejo o termômetro marcando 3 graus. TRÊS GRAUS!

Sei que algumas pessoas (como a Mi!) acham o inverno charmoso, pois todos se vestem bem e bebem litros de chocolate quente. Minha visão do inverno que, aliás, deveria ser escrito com F e não com V, é diferente. Não vou falar do inverno de fim de semana no hotelzinho charmoso com calefação, abraçadinho com quem se ama. Não. Vou falar do inverno do dia-a-dia, desse inverno comprido que teima em não ir embora.

Meu problema é com esse inverno que faz a gente colocar todas as roupas quentes uma sobre a outra, com jaquetão e manta (ou cachecol para os não gaúchos). Com aquele que faz a mão dos alunos doer para escrever porque estão encarangadas. Aquele inverno que transforma as atividades rotineiras como ir ao banheiro, num suplício, porque ninguém quer ter que tirar da ordem correta a calça, a calça de pijama, as camisetas, básicas, blusões e jaqueta que compõem o visual das pessoas no inverno. Ainda mais com as mãos geladas! Tomar banho é trabalhoso, sofrido. Sair do banho quente, mais ainda. Sair pra trabalhar quando ainda está escuro e quando o dia começa a clarear perceber a geada cobrindo tudo de branco! Lindo, mas não para se ver ao vivo, diariamente.

A comida é ótima, sim! Ótima para aumentar o colesterol e ganhar alguns quilos. Só não é melhor ainda porque alguém tem que lavar a louça...

E o lado mais sério do inverno: a pobreza. Tanto a de espírito quanto a financeira.

A de espírito, porque quem reclama todo dia do inverno vai reclamar todo dia da primavera, do verão e do outono. Mesmo numa noite gelada o brilho de uma lua explodindo de tão ceia é algo maravilhoso.

E a pobreza financeira. Aquela que não deixa as pessoas terem um aquecedor. Nem lenha para queimar no fogão a lenha. Aquela que faz com que até os cadernos e livros da escola sejam queimados para tentar aquecer a casa. Aquela que faz as pessoas usarem a mesma roupa o inverno a fio, pois são as únicas peças quentes. Aquela que faz as crianças principalmente não tomarem banho por semanas. Aquela que leva várias crianças para o hospital por doenças respiratórias ou por terem se queimado com álcool, numa tentativa de se aquecerem. Aquela que judia, mesmo, das pessoas. Principalmente no inverno.

Esse foi só um desabafo. Perdão aos amantes do inverno por ter tentado estragar o glamour da estação. Sei que ele tem suas vantagens, como poder usar bota e comer paçoca de pinhão. Mas não vejo a hora de a primavera chegar!


Renata tem certeza de que deveria ter nascido num país tropical. Não num lugar onde neva, tem geada e o inverno dura de 3 a 5 meses.

* Aproveito e lembro que hoje é dia da Revolução Farroupilha, feriado no Rio Grande do Sul, tchê!

2 comentários:

Angel disse...

Eis aqui mais uma amante do inverno. Confesso que estou triste por constatar o fim dessa estação. Não me sinto bem no calor. Nada bem.

Vamos trocar de "país"?

bjo!

Gisele Lins disse...

Há Rê... Eu sou da trupe das amantes do inverno, sim, mas cdesta vez tristemente concordo com você. Poucos dias no sul com tanto, tanto, tanto frio e chuva foram suficientes para eu lembrar que nem gosto taaanto assim.
Um beijo bem caloroso pra ti!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...