domingo, 15 de fevereiro de 2009

Coelhinho apressado

Tenho pressa muita pressa, sai da frente vou passar, quando estou com muita pressa ninguém pode atrapalhar. Tenho pressa, muita pressa, muita pressa, esperar não posso mais!

Me lembro dessa musiquinha como se fosse hoje, a música do Coelhinho apressado da história de Alice no país das maravilhas. Eu tinha o disco, e devo ter escutado a mesma história umas trezentas vezes. Me identificava muito com o Coelhinho apressado. Vamos gente, vamos! Não podemos perder tempo!

Acho que sou a única pessoa do mundo que costuma atrasar o relógio para poder chegar na hora certa. Sou aquela que se marcamos uma coisa às 8 da noite, eu tenho que chegar pelo menos cinco ou dez para as oito, justamente para ter certeza absoluta que vou estar lá as oito em ponto. Não importa se estou indo encontrar com o prefeito da cidade ou se estou indo apenas fofocar com uma amiga, a importância de chegar lá as oito em ponto é a mesma. Bom, se sempre chego na hora certa, pra que então atrasar o relógio? O raciocínio é bem fácil de seguir. Oitenta pro cento das pessoas que conheço não chega as oito em ponto. Principalmente se for um encontro de amigos. Alguns acham que oito e quinze é normalíssimo, outros oito e meia e assim vai. Então a única maneira que encontrei de chegar na hora e ao mesmo tempo não esperar muito foi atrasando o meu próprio relógio, fazendo assim eu chego ao local as oito e não dez para as oito como normalmente faço. Já tentei a tática do pagar o foda-se e chegar atrasada, mas realmente não consigo é contra a minha natureza. Só a sensação de deixar alguém me esperando me angustia.

Logo quando comecei aqui no trabalho teríamos uma reunião marcada para as nove da manhã. O trajeto do meu escritório até a sala de reuniões é o seguinte: saio da minha sala dou 3 passos à direita, desço um andar de escada, dou mais 3 passos em linha reta e estou dentro da sala. Vinte minutos para as noves horas eu já comecei a olhar no relógio, checar, ter certeza que a minha tática pra chegar na sala de reuniões ia dar certo. Faltando 10 minutos para as nove, eu não agüentei mais, me levantei, comecei a arrumar as coisas pra levar e desci. E lá fiquei eu 10-12 minutos sentada sozinha esperando todo mundo chegar. As pessoas normais saíram dos seus escritórios exatamente as nove, afinal era só descer as escadas e em menos de 1 minuto estavam dentro da sala de reuniões. Hoje em dia eu já consigo esperar até 2-3 minutos para as nove para ir à reunião, continuo sendo a primeira a chegar, mas estou me estressando menos.

Na verdade a minha vida de coelhinha apressada geralmente me rende bons frutos, quem não aprecia uma pessoa pontual? O mais engraçado é que eu esperava agora na minha vida adulta, mulher de quase trinta, de que as pessoas fossem mais pontuais o que para minha surpresa é algo raro, principalmente na vida privada. A maioria dos meus amigos são enrolados e eu acho isso decepcionante. Alguns já me conhecem o suficiente para pelo menos tentar não se atrasar quando vão se encontrar comigo. É incrível como que o celular fez com que as pessoas se sintam no direito de atrasar e atrasar muito, simplesmente pelo fato de que agora eles podem avisar. Já me aconteceu várias vezes de eu está sentanda num lugar esperando uma pessoa (com os meus 10 minutos de antecedência), e receber aquele telefone de que vou atrasar meia hora, ou 1 hora. Como assim? Não vou dizer que imprevistos não aconteçam, mas acho que agora as pessoas relaxam mais, pois é só dar um telefonema e ta tudo bem. Mas ta realmente tudo bem? O pior é que o tipo de desculpa é daquelas bem esfarrapadas. Algumas vezes só um ‘atrasei’ mesmo. Para mim só um telefone não basta, a não ser que seja 1 hora antes do encontro, antes mesmo de eu sair de casa. Do mais pra chegar atrasado, pelo menos nos MEUS PADRÕES, a pessoa tem que ter tido o carro roubado em um assaltado ou ter sido atropelado por um caminhão.

Depois de passar um bom tempo achando que era uma estressada, Liz passou a relaxar e aceitar de que o melhor mesmo é continuar sendo apressada. Porque pontualidade mais do que educação é também respeito ao próximo.

Um comentário:

Renata disse...

Concordo plenamente contigo, Liz! Sou um pouco menos atucanada, mas também sempre procuro ser pontual. E o qeu dizer da amiga que atrasa e NEM avisa?!?!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...