quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Coat of many colors

07/11/2009.

Esse é um daqueles dias que dividem a vida da gente em duas. No meu caso, minha vida antes e depois da costura.

Já escrevi aqui sobre vários dos meus hobbies. Livros, música, esportes e séries de TV ocupam grande parte do meu tempo “livre”. Sinto que deveria ler mais. Sinto falta de tocar violão. Lentamente volto a praticar esportes (após uma fratura no tornozelo, estou indo bem devagar). Ainda tem várias séries que estão na 6ª ou 7ª temporada e eu quero começar a assistir.

Mas mesmo assim, com meu tempo livre quase todo tomado por tantos hobbies, não pude resistir ao chamado da máquina de costura.

Porque sério gente. Foi um chamado.

Eu cresci num quarto de costura vendo minha tia transformar pano em arte. Roupas, no caso. E não tive a dignidade de aprender. Até que um dia eu olhei para a máquina dela (uma Singer Facilita que deve ter uns 20 anos), ela olhou pra mim... e pronto. Dois porta-pincéis de maquiagem depois e eu virei costureira.

Na sequência, comprei minha própria Singer Facilita, juntei uma caixa ou duas de retalhos e estou aprendendo quase do zero. Claro que eu sofro com coisas bizarras. Já sofri passando a linha na máquina. Sofro quando a linha se enrosca por motivos alheios à minha vontade. Sofro trocando a sapatilha por uma menor. Sofro quando não entendo um tutorial que diz “fácil” ou “para principiantes”.

Mas o sofrimento é pouco perto do prazer de conseguir fazer um alfineteiro! Um porta lenços de papel! Um organizador de bolsa! Todos protótipos, claro.

Agora é assim que eu passo a maior parte das minhas horas “vagas”. Entre pedir pra uma amiga comprar tecidos pra mim na capital, alugar a mãe de outra amiga com dicas de como usar a manta acrílica e navegar pelo mundo da informação, consegui juntar uma boa lista de sites de utilidade pública para quem quer se aventurar pelo mundo craft.

http://www.superziper.com/

http://artesanatobrasil.net/corte-e-costura/o-grande-livro-da-costura-para-baixar/

http://abyquilt.blogspot.com/

http://hannequilt.blogspot.com/

http://www.verapatchwork.com/

http://www.casaalmarepatchwork.com/

http://dundunmommy.blogspot.com/

http://www.interney.net/blogs/comofaz/

http://erleperle.typepad.com/

http://sewtakeahike.typepad.com/

http://makeitandloveit.blogspot.com/

Milena escreve aqui às quintas, e tem cada vez mais certeza de que nasceu no século errado. Para ilustrar, deixa aqui a música que ela mais gosta de ouvir enquanto costura: Coat of many colors (http://www.youtube.com/watch?v=qo3oRuBYE6A)

2 comentários:

Silvia disse...

Nó, minha irmã costura, vou mostrar os sites pra ela!!!!
Beijos, Silvia.

Unknown disse...

Mi,
"dois porta-pincéis" e alguns porta-lenços que ficaram uma gracinha!!! Você tem talento! E capricho! Qualidades fundamentais para uma boa costureira, ou uma boa qualquer coisa que se faça artesanalmente!!! Sua graduação será quando fizer aquele organizador de bolsa!!! Sim, aquele que graças a você não consigo mais viver sem!!! Hehehehehehe!! Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...