quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Diferenças de culturas

Sou uma paranaense do interioR do estado, uma legítima “pé veRmeio”, acostumada, quando criança, a escorregar no barranco sentada numa caixa de papelão e a pegar peixinho nos açudes. Casei com um gaúcho de Pelotas, acostumado a andar a cavalo nos pampas e a se banhar nos arroios. Imagina a mistura boa que não deu?

Nesse final do ano, fiquei observando como era diferente a cultura de uma família e a de outra, pois passamos o natal na casa da mãe dele e o ano novo na casa da minha mãe.

Enquanto fui criada ouvindo minha mãe oferecendo às visitas um café, lá no RGS eles acordam e dormem com a cuia de chimarrão nas mãos, café? Que nada, é o chimarrão mesmo!! Ainda não consegui aprender a gostar dessa bebida, prefiro meu antigo e amargo café preto passado na hora, você acredita que eles levam o chimarrão até pra praia?!... As modificações também podem ser vistas no prato principal das festas de final de ano, lá no RG, a festa gira em torno de um churrascão de ovelha, no Pr é o digníssimo leitão que reina! Ai de mim se eu não tivesse aprendido a gostar de ovelha, certamente eu passaria as festas só comendo os acompanhamentos... rs

Lá no RG, rodovia é faixa e conseqüentemente, ciclovia é ciclofaixa! Soa estranho para uma paranaense que nunca tinha ouvido isso...Carne de boi (no Pr), lá no RG é carne de res, você é tu e menina é guria, pneumonia é pontada e internamento no hospital é baixa, a cara de indignação do paranaense mediante algum assunto é substituída por bah, thê!! (barbaridade, thê!).

Mas uma coisa tenho que admitir, não conheço outro estado que tenha tanto orgulho pelas raízes como o RGS. Eles fazem de tudo para conservar a cultura, não é à toa o grande número de CTG’s (Centro de tradições gaúchas) espalhados pelo Brasil.


Débora de início estranhou o gosto da ovelha, mas agora já se adaptou e adora um bom churrasco gaúcho, thê!

3 comentários:

Angel disse...

Deve ser interessante conviver com essas diferenças culturais, mesmo que se tratem de dois Estados tão próximos. E você deve se divertir muito também...

Abraços!

Sisa disse...

Hummmm alguém aqui lembra meu texto de ser chata pra comer? EU NÃO COMERIA OVELHA NÃO! Rssss...

Renata disse...

Que bom que vc conseguiu gostar de coisas diferentes, sem preconceito. Mas como gaúcha que naum come churrasco te digo que a tradiçao é tão importante que há CTGs nomundo todo. E que chimarrão (ou mate, depende a região) é muito bom. Ou, tri bom!
Espero que vc consiga se acostumar, vai viciar!
Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...