terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Doces férias

Depois de um primeiro dia do ano um tanto quanto atribulado, tive merecidos dias de férias. Estou de volta de uma viagem linda, para um lugar que estava nos meus planos há muito, muito tempo.

Eu adoro viajar e conheço muitos lugares lindos e inesquecíveis. Não sei porque sou meio fascinada por frio, gelo, neve, branco, fim de mundo. rs. Logo, geralmente escolho ir para lugares frios e longe. Já cruzei o círculo ártico duas vezes e já ví paisagens incríveis por aí. Dessa vez, embora o destino não fosse tão longe, é chamado de fim do mundo.

Embarquei para a Patagônia Argentina no dia do meu aniversário e foi um dia muito feliz. Cheguei em Buenos Aires, passei o dia passeando e terminei a noite em um show de Tango, com direito a jantar, vinho, champagne e um show muito lindo. Uma bela festa de aniversário.

No dia seguinte segui para El Calafate, uma região da Patagônia onde se concentram muitos glaciares. Cheguei bem pertinho deles, um cenário de encher os olhos e fazer a gente pensar em como a natureza é linda e surpreendente. O glaciar Perito Moreno é o mais famoso, mas não é o maior. Tem 5 km de largura e 60 metros de altura: é um daqueles raros espetáculos de exuberância natural que despertam a consciência da fragilidade humana e fazem meditar sobre a vida. Ele existe há pelo menos 30 mil anos e é uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo. De vez em quando blocos se desprendem e caem dentro d'água, com estrondo de trovões. É sensacional.

De lá segui para Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, conhecida também como A Cidade do Fim do Mundo. Se Judas pudesse escolher um lugar para perder suas botas, talvez elegesse Ushuaia. Fica mesmo lá, onde acaba o continente e não há como ir adiante. Quer dizer, a não ser embarcando em um navio para hibernar na Antártica. É uma cidadezinha linda e gostosa, embrulhada em um cenário montanhoso inacreditável, com picos nevados quase em 360 graus, muito pertinho da gente.

Embora seja uma cidade pequena, não dá para ficar parado lá. No Parque Nacional da Terra do Fogo há muitas trilhas, com paisagens maravilhosas, lagos, montanhas, castores e coelhos andando pra todo lado, soltos na natureza, mas que correm se a gente se aproxima muito, infelizmente. De lá pode-se pegar "El tren del fin del mundo", que é a réplica do antigo trem usado pelos prisioneiros da penitenciária que existia na cidade. O passeio é tipicamente turístico, justificado pela bela paisagem de vales, montanhas e animais da região.

Mas, o mais esperado por mim era ver os pingüins. Foram umas 2 horas navegando pelo Canal de Beagle, que liga os oceanos atlântico e pacifico, até chegar em uma ilha repleta de pingüins. O barco parou muito muito pertinho deles e lá estavam centenas deles, fofinhos, lindinhos, alguns descansando, alguns brincando, alguns brigando, mas todos lindos. Minha vontade era descer e pegá-los no colo, mas tive que me contentar em apenas tirar milhares de fotos e passar um bom tempo só admirando aqueles fofinhos. No caminho também passamos por outras pequenas ilhas repletas de lobos marinhos, não tão lindinhos, mas igualmente fofinhos.

A viagem acabou e ficou uma sensação gostosa, de dias muito felizes que eu vivi intensamente. Aproveitei tudo que podia, sem pensar muito nas preocupações cotidianas e posso dizer que foram momentos mágicos, cada minuto dessa viagem.


Vivian tem aprendido a viver intensamente os bons momentos. Curtiu e amou muito cada minuto dessa viagem, sabendo que eles acabariam, mas que seriam eternos na sua memória.

5 comentários:

Gisele Lins disse...

Vivian que legaaaallll!!! Eu mooorro de vontade de conhecer a patagônia e agora, com esta sua descrição tão deliciosa, minha vontade só aumentou!
Seja bem-vinda á 2008 com muito estilo!

Um abração!

Paula disse...

Que presente de aniversário, Vi! Tudo de bom mesmo! E as fotos estão maravilhosas também!
Não sou de viajar muito, nem para tão longe, mas até que tenho vontade. Quando decidir de verdade, já sei a quem pedir dicas!
Beijos.

Anônimo disse...

Great adventurous birthday present! Oh, I wish to have similar one day. Meantime your lovely photos uncover where I should make my way towards in the future (who wouldn't want to see so many lindinhos and fofinhos in one place?! ;) )
Kisses

Sisa disse...

Agora é só a gente terminar esse doutorado infinito, arrumar um emprego legal e viajar juntas. Vamos pra Riga? Prometo ser guia turística!
Beijos!

Angel disse...

Também adoro lugares frios!
E viajar é quase sempre sensacional!
Fiquei com vontade de ver as fotos...
Tomara que bons momentos assim se repitam muitas vezes em sua vida!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...