sábado, 25 de outubro de 2008

Endorfinas

Segunda a Wikipédia, endorfina é um neurotransmissor os efeitos principais são melhora na memória, no humor, na resistência e disposição física e mental, além de feitos antienvelhecimento e no alívio de dores.

Muitos estudos indicam que a realização de exercícios físicos auxilia na liberação de endorfinas. Então, seguindo uma linha de raciocínio muito simples: Endorfinas são o máximo. Exercício físico libera endorfina. Por que as pessoas não fazem mais exercícios físicos? Por que mais pessoas não fazem exercícios? Não se animem tanto, ainda não descobri a resposta. Mas estou no caminho certo.

No início do ano passado,com muitos quilos acima do peso e muitos anos de vida sedentária fazendo o seu devido efeito, resolvi tentar freqüentar uma academia. Tentar porque a idéia daquele ambiente com música alta, gente sarada, cheiro de suor e exibição de tríceps e bundas duras não ma atraía nem um pouco.

Comecei fazendo RPM, o que julguei não tão chato, nem tão difícil e por ter horários fixos diminuía a chance de eu não ir. No começo, quase morri suando de tanto pedalar e enquanto ofegava e tentava me manter consciente, tinha um pensamento contínuo: o que é que eu estou fazendo aqui? Mas eu tinha muito forte a idéia de melhorar minha saúde e fui mantendo a rotina.
Aos poucos foi ficando menos custoso ir à academia. Meu mau humor ao arrumar a mochila foi diminuindo e agora isso é quase um hábito. Fiz outras aulas, troquei de professores, conheci inúmeros colegas que não fazem exibição, nem cheiram tanto assim a suor (ao menos não mais que eu).

E o resultado: qual não foi meu espanto ao perceber durante as férias de verão que eu estava com saudades da academia?! Hoje faço Jump e musculação e gosto das duas atividades.

Ainda não sei se foram as mudanças que ocorreram no meu corpo e na minha visão deste mundo do exercício físico ou se realmente foram elas, as endorfinas, mas hoje posso dizer que academia faz muito bem, é muito prazeroso e recomendo para todo mundo.

Renata anda cheia de endorfinas e achado tudo isso muito bom, embora sem ter percebido grande melhora na memória...! E você?

Um comentário:

Gisele Lins disse...

Há, Rê, que legal que teve resultado, mas tens que escrever sobre o segredo de ter sido persistente, pois eu estou na fase de começar, desistir, começar, desistir ainda, vendo tudo caindo morro abaixo, buáaaaa!!!!
Gostei do estímulo, de qualquer forma! Um beijão pra ti e boa academia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...