domingo, 26 de abril de 2009

A Culpa é da Maçã

É impressionante a perseguição à maçã na história. Na versão bíblica, era o fruto proibido. Prová-la significou a expulsão do Paraíso. Na história infantil da Branca de Neve, olha a vilã aí de novo! A madrasta oferece a maçã à Branca de Neve, que, ao comê-la, cai em sono profundo. Ou seja, praticamente tornaram a maçã a personificação do mal!

Com o filme tão queimado, a gente começa a pensar que, se fosse oferecida à Branca de Neve uma torta de chocolate, ela não cairia no sono mortal. Poderia ficar mais gordinha, poderia ter diabetes quando mais velha, mais ficaria viva por um bom tempo! Se fosse oferecida uma boa fatia de picanha, A Branca de Neve poderia ter problemas com colesterol alto, ou, no piro dos casos, desenvolver o mal da "Vaca Louca"! Mas não, ofereceu-se à Branca de Neve justo uma maçã! Ninguém ofereceu à ela cigarro, ou bebida, que também matam, mas aos poucos. A menina não teve a chance nem de ficar viciada, comeu a maçã e caiu no sono.

Tudo bem, estou pegando pesado com a maçã. Os religiosos iriam me criticar por tanta blasfêmia, e ainda por cima porque a maçã é simbólica. O mesmo me diriam pedagogos e pais em geral, que diriam que a história infantil é só uma metáfora para as crianças não aceitarem nada de estranhos. Estão certos. Mas, então, por que pegar no pé só da maçã?! A bruxa, fantasiada de velhinha, poderia ter oferecido um doce à Branca de Neve. O doce estaria envenenado, e a Branca de Neve cairia no golpe do "Boa Noite Cinderela"! Olha aí a confusão! Mas foi isso o que aconteceu, só que com a maçã no lugar do doce. Atualizando a história, as crianças de hoje não aceitariam mesmo a maçã. Nossa sociedade é glutona mesmo, e uma criança iria preferir um bolo de chocolate!

Já no caso de Eva, não creio que ela ficasse tentada com a maçã, e sei que, segundo os textos sagrados, ela queria ter o conhecimento do bem e do mal, e o fruto vinha dessa árvore. Mas poderia ser outra fruta, como a manga, por exemplo. Até Isaac Newton descobriu a gravidade por causa da maçã, segundo alguns humoristas! A maça lhe caiu na cabeça, e ele percebeu a força de atração da gravidade. Meu Deus! Mas será que maçã é a fruta mais comum do universo!?! Não dava pra ser mais criativo?!

Bom, depois de tanta viagem na maionese (maionese com maçã, por favor), vou continuar comendo maçã, mas tenho a impressão que ela pode ser prejudicial à minha saúde!

Tânia gosta de frutas, principalmente de maçã. Mas acha que há um complô histórico mundial que as discrimina!

5 comentários:

Huguinho disse...

É mesmo, né? Nunca tinha parado para pensar nesta perseguição com a maçã. Acho que deve ser porque ela é fácil de comer, é só lavar e pronto; se fosse uma laranja, teria de descascar. Tem a pera também, mas pelo jeito não deve ser comum.

Gisele Lins disse...

Hahahaha! Adorei o post, Tânia. Eu também adoro maçã (e tem outra nova integrante do blog então...) e acho, no mínimo injusto o que a história fez com ela. Beijão!

Gisele Lins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andreia disse...

eu adoro maçã, e tb adoro bolo de chocolate...
ainda bem q não sou nenhuma princesa de contos de fada, senão seria envenenada com certeza!

Angel disse...

Também adoro maçã e sei que ela faz um bem danado pra saúde..

bjo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...