terça-feira, 7 de abril de 2009

Renovação

A origem da Páscoa remete aos rituais pagãos de agradecimento pela colheita ou algo assim. Como muitas coisas populares, foi agregado ao catolicismo e teve seu significado levado bem para o lado da religião.

Como um parênteses, esclareço que tenho, sim, inúmeras críticas à Igreja Católica e a várias igrejas por aí afora, mas como meu pai sempre disse: igreja é coisa de gente, não se espera que seja perfeita.

Mesmo assim, acredito que religiosidade é essencial na vida de qualquer ser humano. Como é possível acordar e pensar: bom, eu, que sou um amontoado de células e moléculas que o acaso juntou e em mim resultou, vou fazer o que hoje? Respeito todas as crenças, e acho importante a pessoa ter uma.

Como católica, considero a Páscoa a mais importante das celebrações, pois traz a mensagem e o espírito do renascimento, da renovação. Parte por ser este o significado no meu nome, mas a maior parte por ser tão forte a história e seu significado, que fico mesmo tocada nesta época, mais que no Natal. Porque agora se pensa em recomeçar, em reunir forças e realmente lutar pelo que se acredita. E realmente se sente ser amado, incondicionalmente. E isso não tem preço, nem mesmo uma cesta gigante de chocolates traz isso.

Renata deseja que o coelhinho seja generoso com todos e que o sentimento de renascimento toque vocês!

4 comentários:

Carlinha disse...

Que os anjos digam AMÉM!

Kellen disse...

Adorei o post e principalmente o blog de vcs!
Vou acompanhar...
bjs

Unknown disse...

Sempre que posso acompanho o blog e acho muitos posts ótimos.
Tá certo que ninguém é perfeito, porém quem decide escrever e publicar o que escreve, deve no mínimo se informar e saber sobre o que está escrevendo.
A mesma internet que possibilita ao blog existir e chegar a inúmeras pessoas também é fonte de pesquisa e informação.
Meu comentário não tem objetivo destrutivo, mas construtivo.
Estou me referindo à parte onde a autora do texto de hoje se dizendo católica escreve que a Páscoa “Como muitas coisas populares, foi agregado ao catolicismo”.
A Páscoa que os católicos celebram hoje é a Ressurreição de Cristo, porém antes de Cristo os judeus celebravam a Páscoa todo ano como a libertação do povo de Deus da escravidão no Egito. Isso é bíblico. Ver no Livro do Êxodo, capítulo 12.
Obrigado.

Huguinho disse...

O padre da minha paróquia sempre fala que a Páscoa é mais importante que o Natal. Estes são os únicos feriados que não viajo devido aos acontecimentos da igreja que gosto de participar. Tento já me preparar logo na Quaresma; é um perído mesmo que sou convidado espontâneamente a refletir na vida, no que estou fazendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...