terça-feira, 29 de janeiro de 2008

“Trem Bão de Minas” Eu Recomendo INHOTIM

Os textos seriados estão criando raízes por aqui. Resolvi fazer uma série de recomendações atrativas de Minas Gerais, preferencialmente lugares que já visitei. Espero que gostem e confiram minhas dicas.

Inhotim é, sem dúvidas, um paraíso. Vasculhei o google para encontrar o significado do nome e descobri que, há tempos, Tim era um fazendeiro gringo do local, e Inho, naqueles tempos, era senhor. Juntando os dois, virou Inhotim.

Trata-se de um Centro de Arte Contemporânea localizado em Brumadinho, cidade que fica a 60 km de Belo Horizonte, (aproximadamente 1h15 de viagem). O acesso pelo é km 640 da BR-381 – sentido BH-SP. O trecho é bem sinalizado, com placas indicativas do Centro de Arte.

Inhotim apresenta sete espaços dedicados a exposições e 350 mil m² de jardins paisagísticos, alguns deles projetados por Roberto Burle Marx, em meio a uma área de mais de 4 milhões de m² de mata nativa preservada.

Com um acervo de, aproximadamente, 300 obras de mais de 60 artistas, a coleção de Inhotim vem sendo formada desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente nos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo parque botânico.

O Parque Ambiental de Inhotim é dedicado quase em sua totalidade às espécies ornamentais raras do Brasil e do mundo. São 1.200 ha de área (400ha de mata nativa preservada), com 35 há de paisagens. Três lagos ornamentais com mais de 30.000 m² de lâmina d'água compõem esse jardim – local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida.

Em minha primeira visita ao local tive vontade de ficar por lá. O contato com a natureza, a paz presente no lugar e a inteligência de quem planejou aquilo tudo me encantaram. Estive por lá uma segunda vez e minha impressão não se modificou. Aliás, percebi que as coisas vão melhorar, afinal estão em fase de expansão da área.

Eu recomendo várias visitas ao Inhotim, pela Arte, pela natureza e pelo conhecimento necessário das boas iniciativas no Brasil. E concordo com um trecho da apresentação que consta no site do Centro de Arte: “Inhotim é um lugar para educação, meditação e deleite.”

Para maiores informações acessem http://www.inhotim.org.br/ ou entrem em contato pelo e-mail info@inhotim.org.br.


Angélica conhece o paraíso Inhotim e o considera uma das melhores atrações turísticas de Minas Gerais. Foi feliz nas duas visitas que fez ao local e quer saber quem será o próximo a ser feliz também.

6 comentários:

Lu Carvalho disse...

Sisa, sumi não, sempre passo por aqui e leio, só não comento.

Beijos

Advokete disse...

Realmente quem não conhece não sbe o que está perdendo. O lugar é simplesmente maravilhoso. Vale conferir.

Gisele Lins disse...

Oi, Angélica!
Entrei numas de aprender a meditar e precisva de "inputs" de idéias de lugares legais para eu criar meditando. Meio doido, mas é muito bom, obrigada pelo presente!
Um abração!

Unknown disse...

Ai, deu vontade!
será que podemos nos encontrar lá em maio? antes de irmos pra NL comemorar o aniversário de Cecília??

Angel disse...

Boa idéia nos encontrarmos lá! Seria fantástico!

Sisa disse...

Ai que o grande dia do encontro das Balzacas tá chegando!!! Acho ótima a idéia da gente fazer uma concentração em Inhotim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...