quarta-feira, 8 de abril de 2009

Bridezilla


Para casar precisa só de um juiz, salão, bufê, umas flores, um fotógrafo e opcionalmente um padre (depois do noivo, a parte mais difícil, é claro), certo? Doce ilusão.

O casamento não é mais uma instituição, é agora uma indústria. Se antes casamenteiro era o santo, hoje é a profissão de muita gente. Assim, absurdos se acumulam para quem escolheu acolher este evento, o que exige um acúmulo também de paciência, sendo que este item está em falta no mercado.

Sabia que para casar na igreja tem que fazer curso de noivos? E que para isso é preciso pelo menos dois dias INTEIROS (depende da cidade) ouvindo palestras que vão desde harmonia do lar às técnicas de administração e sexualidade, além do depoimento de casais da igreja que estão juntos a tanto tempo que dá até preguiça de pensar? E que se o noivo for estrangeiro, ele precisa que a igreja em que ele se batizou envie de lá um documento confirmando que ele foi batizado e que não é casado? Pelo menos não estou casando com um iraquiano, ou um marciano.

E que os serviços, quando envolvem casamento, custam aberta e absurdamente mais do que os mesmos serviços para outra festa qualquer? Há é casamento? Então o preço é maior. E que se não avisar que é casamento pode ter uma multa no fim?

- Desculpe senhora, este docinho caramelado custa setenta centavos, mas como eu estou vendo que é para um casamento, vai sair um e oitenta, mas a multa de vinte centavos por omissão, dois reais cada. É pegar ou largar.

Pegar ou largar também é a lei. Muita gente que trabalha neste ramo pensa assim. A primeira coisa que querem saber é quanto, no total, os noivos têm para organizar a festa. Se vocês não sabem, descubram logo, pois muita gente não dá seu preço sem saber o tal do “orçamento”. Pior é quando dizem que sentem muito, mas que não começam a conversar com festas que custam menos de X (que costuma ser o triplo da tua pretensão). Gente é assim mesmo, eu juro! Ou ainda tem o tal, “há, mas é casamento, sai caro mesmo, é uma festa única, diferenciada, fazer o que?”. Alooowwww????

E quando tu descobres que a música que tu querias entrar na igreja todo mundo usa na bênção das alianças, então, não pode. Que entrar descalça na igreja não é querer estar humilde perante Deus, mas sim um grande desrespeito, então, não pode. Que um mix de porções de coisinhas gostosas custa o dobro do que um super bufê, então, não pode. E que se tu contratares uma decoração, mas não pagar a “taxa de montagem” tu vais chegar na tua festa com um monte de arranjos empilhados em um canto, sobre as toalhas coloridas dobradas em uma pilha sobre uma mesa. O quê? Um casal de padrinhos para cada lado, mas e os presentes? Não pode, não pode, não pode. Gente é por isso que ninguém casa nos dias de hoje!

No entanto, sejamos justos. Quem começar juntando a paciência pode, sim fazer milagre. Um em cada dez profissionais trabalha porque gosta, tem os pés no chão e consegue ser flexível para viabilizar algo que seja próximo ao inicialmente imaginado. Também quem tem uma super mãe, e amigas que casaram recentemente (o que de fato, ajuda muito, mas está cada vez mais difícil hoje em dia) pode se considerar muito sortuda. Com um pouquinho de organização, jogo de cintura, perseverança, simplicidade também dá para compensar a falta de paciência e ir conseguindo tudo aos pouquinhos, mantendo o tal do “orçamento” na linha.
E no final das contas, como tudo na vida, o que é difícil acaba sendo mais gostoso. Eu nem dava tanta bola para casar na igreja, mas depois desta grande (e para mim inesperada) aventura que é organizar um casamento, confesso que, neste momento, ver a expressão do Sr Puko quando eu entrar na igreja é o que eu mais quero e só de pensar minha barriga vira um iceberg. Tenha certeza de que valerá a pena.


Gisele Lins escreve aqui às quartas-feiras. “Bridezilla” é a divertida definição dos australianos que certamente melhor se encaixa ao seu atual momento.

5 comentários:

Kellen disse...

É...casar virou mesmo uma indústria!!!!
E assim como vc terminou este post tbém tenho certeza que valerá a pena!!!
Felicidades!
bj

Sisa disse...

Ai, Gi, vai valer a pena :o)
Mas não sabia disso de "multa por omissão". Que absurdo!
Beijos, e desejo calma e paciência até o grande dia, rs.

Angel disse...

Força na peruca Gi!
Vai ser tudo como vc imagina, liiiinnnndoooo!

Mas que dá preguiça de casar na igreja, isso dá...rs!

bjo!

Huguinho disse...

Com certeza valerá sim, ainda mais que tem amor.

Lila disse...

Minha Bridezilla preferida...
Mesmo bem longe estou aqui para auxilia a Super Mae no que for possivel.
A proposito, a Super Mae neste caso vira "Motherzilla"?
hahahahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...