domingo, 18 de novembro de 2007

Medo do futuro?!?!

Geralmente eu não sou uma pessoa que costuma ter medo do futuro, ou quando tenho, costumo encara-lo numa boa. Mas agora não está sendo tão numa boa assim...

Daqui alguns meses termino meu doutorado, e isso é ótimo, tudo que a gente quer é entrar nele e conseguir sair e de preferência com um diploma na mão. E aí entra a grande questão: O que fazer da vida??

Concurso no INPE raramente tem vaga na nossa área e quando tem, ela já tem um dono pré determinado. Uma boa oportunidade seria conseguir um emprego como professora em uma universidade, ai a gente pensa: “beleza, deve ser fácil já que o que não falta nesse país é universidade”. Mas não é bem assim...

Geralmente as universidades gostam de contratar o número mínimo de mestres e doutores que o MEC exige e depois completam o quadro com outros profissionais, já que o salários para doutores é bem mais alto. Com isso, muitas vezes é preciso ocultar do currículo que se tem um título de doutor. Isso simplesmente me revolta! Outra coisa é que como muitas universidades estão concentradas no sudeste do Brasil, aqui é mais difícil conseguir um emprego, já que tem um monte de profissionais espalhados por ai e mesmo os que estão empregados não estão tão seguros assim, já que conheço alguns professores com mais de 15 anos de carreira que estão sendo mandados embora para contenção de despesas.

Com tudo isso, resolvi mandar currículos para todo o país, incluindo a região norte e nordeste onde dizem ser um lugar mais fácil de se conseguir uma vaga. Já mandei quase 100. Aí, outra coisa que me revolta, é receber resposta perguntando: “você não tem experiência profissional??”. E então minha vontade é responder: “como posso ter experiência profissional se sai da faculdade direto para o mestrado e depois, direto para o doutorado e era financiada pelo governo para me dedicar EXCLUSIVAMENTE à pesquisa??”.

Bom, por tudo isso, estou com medo do futuro... medo de não conseguir um emprego, medo de conseguir um emprego somente no norte ou nordeste e com isso ter que ficar tão longe da minha vida atual e de tudo que faz parte dela, desta vez sem data certa para voltar, medo do novo... mas a vida é assim...


Vivian não costuma muito ter medo de enfrentar a vida, mas está sendo diferente dessa vez...

8 comentários:

Sisa disse...

Ai Vivian, nem precisa falar que parece que fui eu que escrevi isso né?

Gisele Lins disse...

Há, guria, às vezes, por trás de uma experiência que parece não ser bem o que a gente queria vem um monte de bônus e coisas boas pelas quais também nem sonhávamos. Eu sei que um monte de gente deve estar te dizendo isso neste momento, mas... o que é teu tá guardado e se tiveres que ir para longe, o longe também tem muitas coisas boas e inesperadas, e novos amigos, novas pessoas, por exemplo, o que é maravilhos! Pode acreditar Vivian, quando tu menos esperar tu nem vais mais lembrar deste medo.
Um abração!

Anônimo disse...

Let me say that in Poland you would also need to hide your doctoral degree, and you would also hear the question about your 'present experiences in this field'.

Then my question is: for what governments allow for further education if later such people as we need to worry of their future existence?!
OK, you can say it's not a problem to hide the degree, but then we admit that our Ph.D. was only waste of time, only holidays between Master and real job. 'Cos what exactly have we been doing during this time ... reading, writing, leaning new software - creating our own, often harnessing the whole bureaucracy, and many many other stuff, which definitely make our lovely 'holidays' much more 'blissful'. I recommend those 'holidays' to some of the guys on the government's stools!

Unfortunately “life is like that...”

Angel disse...

Vivian,
Posso imaginar sua ansiedade quanto ao futuro. Mesmo com esse medo (mais que natural) não desacredite, você vai conseguir um bom emprego e vai contar isso pra gente em um post brevemente.

Beijos e Sucesso!

Anônimo disse...

I have similar problem like You. I almost finish my Ph.D and I don't know what I want to do in my life.
But I decide to be like Scarlet O'Hara (from Gone With the Wind). I will think about problems “tomorrow”.

Paula disse...

Oi Viv!
Acho que medo do futuro, muitas vezes, é o mais aceitável. O futuro é incerto, desconhecido e, quando está relacionado com aspirações pessoais, bem-estar, anos e anos investidos em uma carreira, o medo é mais que normal!
Eu sei exatamente o que você sente, porque vivo a mesma expectativa e a mesma interrogação.
Nesta hora só uma certeza nos resta: fazer o melhor e batalhar muito, para assim atingir um objetivo.
Torço muito por você!

Anônimo disse...

Vivian,
Voce e uma pessoa extremamente competente e determinada (com GPS e tudo...), logo tenho certeza que seu futuro sera belo e brilhante, do tamanho do seu talento e bondade. Voce merece muito sucesso em todos os campos de sua vida e tenho certeza que vai conseguir. E impossivel nao atingir seus objetivos, com a força de vontade qu evoce possui. Suas tarefas de anjo nessa mundo serao cumpridas a risca.
Bjs...

Anônimo disse...

Vívian... engraçado como na vida as estórias se repetem e os personagens mudam... tenho 31 anos feitos em 02/06 e sinto exatamente o que vc esta sentindo... defendo a minha tese em julho de 2008... E estou com a seguinte dúvida... voltar para minha terra natal que por coincidência é em Natal-RN, e resgatar viver perto da minha família, e da vida que eu sinto muitas saudades ou continuar aqui em Campinas-SP... onde comecei a criar raízes...
A questão é que ambas as saídas nos levam a incerteza e com isso o medo... medo de nao conseguir ou então se para conseguir ser feliz sair desbravando o mundo e agarrar todas as possibilidades...
Te digo não tenho certezas... tenho dúvidas... porém saiba que vou tentar encarar o medo e pensar que não importa para onde eu vá... tudo que eu conquistei... como amigos e outros valores eu hei de carregar para onde eu for... e com isso independetemente do medo... temos a única certeza que para onde formos iremos ganhar pq teremos superados o medo que a incerteza nos dar...
Um xeru grande no coracao de todas voces... Deyse Dantas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...