segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Notícias do dia

A quantidade de jornal vendido no mundo está declinando a cada ano, isso tem muitos fatores como o custo do jornal elevado para nossa população que ganha um salário mínimo absurdo, o acesso mais fácil à internet e sua informação em tempo real, o analfabetismo ainda assustador em nosso país...

Mas pra tudo isso se dá um jeitinho (brasileiro), temos jornais que custam R$ 0,50 ou são de graça e que visam atingir justamente essa parcela da população alfabetizada mas que não tem internet e muito menos dinheiro para informação.

Tudo isso seria ótimo, afinal, quanto mais politizado um povo, mais se consegue vitórias sociais, melhorando sua qualidade de vida. Entretanto “seria” porque o principal é que a informação fornecida (e isso envolve todos os veículos, sejam caros ou baratos) tem a qualidade cada vez mais duvidável.

Ainda não cheguei a uma conclusão, se isso é por causa da demanda da população que vê nessas “notícias” uma fuga da realidade (semelhante ao que as TVs alegam quando alguma novela é criticada), ou se é culpa da evolução da comunicação que facilitou a publicação, permitindo que o crivo à qualidade seja praticamente nulo.

Bem, mas toda essa elucubração surgiu quando tive uma folguinha durante o expediente e resolvi fazer uma leitura superficial de notícias na internet (pensando eu que ia me atualizar com os acontecimentos mundiais) e, para minha surpresa, além do básico sangrento e da nossa política corrupta (que também não nos incentiva à leitura), achei as pérolas que compartilho com vocês.

A silhueta alarga quando se come cinco vezes por semana fora (estudo)
Descobriu-se, depois de muito estudo (?!), que quem come fora mais cinco vezes por semana tem mais chance de engordar, detalhe que a pesquisa foi realizada na terra do fast food- comida de preparo rápido e com excesso de calorias, EUA. Será quem se deu ao luxo de realizar tal pesquisa? O mais incrível é que a pessoa ainda recebeu pra isso....E nós aqui achando que o que fazemos diariamente é trabalho.

Homem senta sobre ladrão enquanto espera polícia
Um homem de 90Kg sentou em cima do ladrão que tentava roubar a van de seu vizinho até que a polícia chegasse ao local. E essa notícia veio logo depois de uma com o título “Metade da população mundial 'está obesa ou acima do peso'” Será que isso tem a ver com o aumento constante da violência?

Acho que podemos encomendar uma pesquisa sobre isso, se habilitam?


Lina uma publicitária e professora que busca a cada dia saber qual será o futuro dos meios de comunicação e que, por conseqüência, se preocupa com o que espera por seus alunos daqui pra frente.



3 comentários:

Sisa disse...

Ahhh eu adoro as Quentinhas do Terra, rs... Saber que tem gente sentando em ladrão esperando a polícia, que uma mulher visitou o túmulo errado do marido por anos e outras coisinhas assim me fazem acreditar que apesar das coisas surreais que me aconteecem, que minha vida é bem normal! Rsss... Bjs

Angel disse...

Oi Lina!
É bastante preocupante o futuro dos meios de comunicação.

Me assusto quando vejo mais e mais pessoas ligadas e ansiosas pelo noticiário voltado exclusivamente para violência. Parece que o público gosta e acha mais interessante saber (e querer ouvir)uma tragédia alguma boa notícia econômica, por exemplo.

Seu texto é um ótimo alerta para nosso senso crítico.
Bjos!

Anônimo disse...

Mais um texto desta mulher incrível. E não podia ser diferente, um texto "chamativo", e digo isso pois sempre fui avesso à leitura, mas com certeza a cada dia me vejo necessitado de informações, ou melhor de procurar uma maneira de se obter experiências diferentes e tentar se adaptar à dura realidade da vida. Com certeza essa missão está difícil, pois a qualidade dos "informativos" está muito duvidosa, daí temos de recorrer aos antigos "romances"... E com certeza ao lado desta mulher a experiência tem sido maravilhosa SEM SOMBRA DE DÚVIDA - TE AMO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...