quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sentimentos de alguém que responde por uma equipe

Lidar com pessoas é difícil, mas acredito que se relacionar com elas no trabalho é ainda mais complicado. Situação que consegue se tornar mais complexa quando se tem um cargo de chefia, por mais que se tente ser justo nas tomadas de decisões dificilmente você vai agradar 100% da sua equipe.

Além de pensar em como melhorar cada tarefa, bater as metas, gerenciar os serviços, resolver “pepinos” e proporcionar um ambiente de trabalho agradável, você tem que resolver intrigas, ouvir fofocas e desembaraçar nós de desentendimentos entre um e outro, sendo que cada tarefa dessas deve ser feita de forma que ninguém da equipe fique desmotivado.

Nosso auto controle é colocado à prova a todo o momento e nossa boa educação às vezes fica esquecida num momento de fúria, sendo que após o “xilique”, você tem que se recompor rapidamente e fazer cara de paisagem.

As pessoas esperam que você sempre tenha a resposta na ponta da língua para todas as perguntas, as imagináveis, e as que me preocupam, as inimagináveis. A equipe recorre a você quando o “vulcão” está preste a explodir, como uma criança se gruda aos pais quando de um relâmpago seguido de uma trovoada num dia de tempestade.

As pessoas da equipe são seres humanos, riem quando estão felizes, fecham a cara e montam bico após uma chamada de atenção e até choram mediante uma bronca (mesmo quando essa é extremamente educada), ainda não consegui me certificar se são lágrimas de arrependimento, por ter se equivocado na tarefa, ou de raiva por se sentir injustiçado, sei que choram e você tem que aprender a lidar com isso.

Todos gostam de receber elogios, mas em algum momento acaba-se cometendo um engano grave, pior quando o engano é do chefe, mesmo que os colaboradores da sua equipe pareçam solidários, no fundo eles estão tendo orgasmos múltiplos e se sentem vingados. Mas o chefe é humano, ele também erra, sofre, também passa por problemas pessoais, só não chora, mas também tem sentimentos, porque muitas vezes o chefe tem um chefe.

Apesar de tudo isso é muito gratificante responder por uma equipe, pois essas pessoas que provocam muitos sentimentos em você, também te fazem aprender muitas coisas, crescer profissionalmente e principalmente emocionalmente.


Débora sabe que é difícil lidar com pessoas e liderar uma equipe, mas o que seria da vida se não fossem os desafios?



3 comentários:

Sisa disse...

Oi Débora!
Pra mim pouca coisa é mais difícil do que lidar com gente. Mandar em gente então... me dá calafrios só de pensar... Mas tem gente que nasceu pra isso mesmo. Meu primeiro chefe, na Mectron, é simplesmente o chefe dos sonhos de qualquer pessoa! Bacana, compreensivo, disponível, não tem medo nem preguiça de ensinar... tudo de bom!

Angel disse...

Imagino o sufoco que vc passa! Não deve ser fácil mesmo. Acredito que bons líderes são aqueles que ajudam a educar sua equipe e esses não são tão comuns quanto aqueles que ajudam a deseducar, infelizmente!
Um abraço!

Paula disse...

Eu concordo com a Sisa: lidar com pessoas é das tarefas mais árduas e mandar em alguém é algo que não combina comigo de jeito nenhum!
Admiro a sua coragem e desejo sucesso na sua jornada!
Beijos.

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