domingo, 19 de agosto de 2007

Caixa de Pandora

Oi, gente!

Hoje é a minha estréia no blog. Meu primeiro post! E confesso que estou me sentindo como um artista em primeiro dia de espetáculo. Casa cheia, público exigente, com direito a até mesmo um friozinho na barriga, mas como eles mesmos dizem na coxia: MERDA para mim! Em toda primeira estréia, a gente também espera fazer uma boa estréia! Eu tenho lido os textos das drepente 30 já postados e o friozinho na barriga virou uma cólica! E todas (parafraseando Bebel) estrearam em grande categoria, cada uma dizendo ao que veio! Sensacional! Bom, vamos aos meus 15 minutos de fama!

Quando a Sisa me convidou para participar do blog, eu topei de cara! Achei a idéia tão bacana e nossa amiga tão entusiasmada que só podia dar no que deu mesmo! Além do mais, alimentar um blog diariamente exige uma certa disciplina que eu, sinceramente, não tenho. Alimentar um blog, neném chorando, diariamente, com idéias criativas, é melhor nem comentar! Por isso eu gostei tanto do rodízio de escritoras e algumas eu até conheço pessoalmente, como a Sílvia (Do you speak English?) e a Tânia (festa casa Cecília + corredores Fafich), além, é claro, da Sisa (amiga de uma vida toda) e da Laetícia (irmã de amiga de uma vida toda vai junto no balaio também!)

Para um texto de estréia eu pensei em um grande tema. Calma! Isso não durou cinco minutos! Achei melhor falar um pouco do significado desse lugar no qual nos encontramos (o blog!!!), que passa longe das desperate housewives. Fui pensando, pensando, google, pesquisar, “caixa de pandora”, wikipédia e encontrei o que eu queira:

Caixa de Pandora é uma expressão utilizada para designar qualquer coisa que incita a curiosidade, mas que é preferível não tocar. Tem origem no mito grego da primeira mulher, Pandora, que por ordem dos deuses abriu um recipiente onde se encontravam todos os males que desde então se abateram sobre a humanidade, ficando apenas aquele que destruiria a esperança no fundo do recipiente. Existem algumas semelhanças com a história judaica-cristã de Adão e Eva em que a mulher é, também, responsável pela desgraça do gênero humano.

Deixando de lado o aspecto filosófico, que isso é departamento da Sílvia, ressaltemos a imagem, o quadro a que isso nos remete. Algo proibido é revelado pela desobediência de Pandora. Desobediência causada pela curiosidade, que em maior ou menor grau, tempera todas nós! Responsável pela desgraça do gênero humano? Ai dos homens se não fossem as mulheres! Cada uma suas histórias, seus segredos, seus mistérios... Verdades e inverdades também (por que não?!). Algo de profano no olhar? Desejos inconfessáveis! Pura malícia...

Que o nosso blog, assim como a caixa de Pandora, incite a curiosidade alheia. E que todos saibam que se uma mulher já tem muito a dizer, as drepente30 abcd... então!

Decifra-me, ou te devoro, cada dia um convite!


Vanessa é educadora. Casadíssima. 29 anos. Mãe de Maria Fernanda (a paspatinha), 8 meses, que tem colorido sua vida de um flicts intenso! Ah, encontra-se por aqui às sextas-feiras, sem falta. É que assim, de rodízio, dá!!! – diz ela!

9 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional Vanessa.
Pura malícia, só que com muita clareza.
Adorei.

Sextas-feiras! Sem falta! Eu prometo!
bjos

Silvia disse...

Pra começar o texto tá ótimo, fechando com 'decifra-me ou te devoro'; achei simplesmente perfeito, aliás adotarei essa frase. E na sua apresentação fiquei feliz ao ver uma referência ao 'Flicts' do Ziraldo, bom pelo menos eu acho que foi isso, que é um livro lindo né! Liindo! Beijos.

Sisa disse...

Oi Vanessa! Estreou em grande estilo! Que bom que voce esta gostando do nosso blog, afinal, ele e seu tambem! Beijos pelo sem acento da amiga de longeeeeee...

Anônimo disse...

Arrasou, Vanessa!
Teve, sem dúvida, uma estréia brilhante!!! E, ao contrário do que as más línguas já possam estar articulando, estou certa de que NÃO se trata de "sorte de principiante". A gente saca de cara quando alguém tem o que dizer e sabe fazê-lo. Parabéns!
Estarei aqui também às sextas!

Abraço a todas. A você, Sisa, também meu agradecimento por ter linkado o "testa". Em breve, linkarei o de repente.

Paula disse...

Ótimo Vanessa!
A estréia demorou, mas veio em um texto fantástico!
Independente de religião ou mitologia, que as mulheres do nosso grupo incitem sim a curiosidade e que suas caixas de pandora mostrem tudo que você disse: malícia, segredos, histórias... Combinação perfeita!
Parabéns!
Beijos.

Aline Bahiense disse...

Nossa!!! Agora me senti até mais importante por estar participando...
bj

Unknown disse...

Adorei seu texto!! Parabéns!!bjs

Advokete disse...

Gente, acho que o blog vai vingar meeeeeeessssssmo!!!

Anônimo disse...

Amiable post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...