domingo, 16 de setembro de 2007

Percepções

Engraçado como mudamos tanto nossa forma de enxergar o mundo. Estava lembrando de como era a vida pra mim a mais de dez anos atrás. Não era nada parecida com o que vejo hoje. Será que o mundo mudou tanto? Ou são as mudanças em mim que alteraram a minha percepção do mundo?

A grande mudança é começar a pagar as próprias contas. Nossa, isso parece que consome o tempo, que antes era todo tempo do mundo, e agora escorre pelas minhas mãos. Já não é tão fácil parar e simplesmente contemplar. Olhar para a vida sem ter pressa. E se as coisas não parecem mais tão bonitas e coloridas como antes, deve ser esse o motivo.

O que colore a vida é o nosso jeito de vê-la. Está em nosso poder a possibilidade de colocar qualquer nuance, qualquer tom, como a gente quiser. E é essa a mágica que acho que está ficando para trás. Isso não pode acontecer.

Se puser cores alegres, com harmonia, a vida fica bela. Não parece difícil. Com o tempo tão escasso requer mais disposição, é verdade, mas nada que uma boa dose de determinação não ajude.

"Nossas percepções carregam consigo todos os erros da subjetividade. Por isso elogiamos, culpamos, condenamos ou nos queixamos, dependendo das percepções. Só que nossas percepções são formadas pelas aflições - desejo, raiva, ignorância, visões errôneas e preconceitos. Ser feliz ou sofrer depende inteiramente das nossas percepções. É importante examinar as nossas percepções e desvendar a sua origem." (Thich Nhat Hanh)

por Aline: Professora de educação física e mãe em tempo integral, veterinária não atuante... Casada, dois filhos lindos (claro!!!! rsrs). Adoro contemplar o mundo e perceber que existe esperança, beleza, alegrias.

4 comentários:

Angel disse...

É verdade Aline, a forma como percebemos a vida, as situações é determinante para produzir algrias ou tristezas. Estou vivendo um momento de mudança de percepções, bem necessário. Espero ser mais feliz.
Bjos
Angel

Paula disse...

Sem dúvida, Aline, as percepções que temos do mundo são o que nos norteiam e regem nossa vida, por isso cada um reage de uma forma a mesma situação. Perfeito!!!
Achei engraçada a parte da grande mudança. Para mim, descobrir que a geladeira e a dispensa não eram repostas magicamente foi o ápice rs! É isso aí, a vida é assim mesmo, viver e descobrir a cada dia que levantamos!
Beijos.

Sisa disse...

Oi Aline,
Eu fico mesmo sempre pensando como minhas percepções mudaram. Embora muitas delas pra melhor, graças ao pouquinho de maturidade que adquiri (rs), várias são mesmo pra pior, essa preguiça de gastar tempo olhando pras cores da vida com tanta coisa pra fazer. Mas como você mesma diz, um pouco de determinação ajuda, e como!

Unknown disse...

Determinação e disciplina são duas coisas que eu queria muito ter...
mas não sei se isso é o tipo de coisa que dá pra desenvolver durante a vida..
espero que sim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...